NOTÍCIAS

XX Congresso da ABPI: resultados do questionário

Cara(o)s colegas, 

em primeiro lugar, queremos agradecer a todas e todos que responderam ao questionário sobre o próximo Congresso da ABPI. Recebemos aproximadamente 100 respostas, que nos ajudarão muito na organização do evento, porque nos permitiram conhecer um pouco melhor preferências e expectativas da(o)s associada(o)s. 

Comentamos a seguir algumas das principais questões que o questionário revelou.

Entre a(o)s que responderam, pouco mais de 6% ainda não são sócia(o)s, 24% pagaram a última anuidade antes de 2021 e cerca de 70% são associada(o)s. 

Como se vê no gráfico acima, o questionário evidencia que uma pequena porcentagem pagou a anuidade de 2022 e uma ainda menor a de 2023. 

 

 

 

O próximo gráfico mostra que quase 70% das respostas recebidas são de professora(e)s, quase 21% de estudantes e 2,1% são de professora(e)s aposentada(o)s. Entre a(o)s professora(e)s, 45,7% dão aulas em universidades públicas, 33,7% são autônoma(o)s e 8,7% trabalham em escolas públicas. Há também bolsistas e docentes de outras instituições, mas não recebemos respostas de professora(e)s de universidades ou escolas particulares.

Em relação ao tema geral do Congresso, que propõe colocar em discussão as transformações, as hibridações e as redefinições em andamento na língua, na literatura e na cultura italianas, mais de 60% atribuíram a nota 10, expressando assim plena concordância; além disso, cerca de 30% da(o)s respostas aprovam a proposta com alguma reserva, manifestada com a atribuição das notas 7, 8 ou 9 (veja as porcentagem no gráfico). Ou seja: mais de 90% das respostas avaliaram positivamente a proposta e esse será, portanto, o tema do congresso.

 

 

 

Mais uma pergunta do questionário se referia à proposta de termos um intervalo mais longo na hora do almoço, concentrando as atividades plenárias no horário da manhã e iniciando os simpósios por volta de 16:30. A proposta também obteve a aprovação da maioria. Cerca de 55% atribuíram a nota 10 e, somando aos que atribuíram 7, 8 e 9, a aprovação é de quase 80%. 

 

 

 

Na questão que pedia sugestão para convidadas(os), recebemos algumas indicações, embora poucas respostas tenham dado detalhes sobre a especialidade do nome proposto e/ou a existência de contatos ou convênios universitários que possam facilitar o convite. A diretoria agradece as sugestões e levará em conta, em especial, os nomes que receberam mais indicações, tentando viabilizar a vinda de colegas de diferentes áreas.

Havia ainda duas questões no questionário. Uma sobre os minicursos e outra sobre os simpósios. 

Sobre os minicursos, que seriam na modalidade remota na semana anterior ao congresso, a maioria das respostas apontou a intenção de participar (84,4%), enquanto 13,5% responderam que pretendem propor o oferecimento de um minicurso. Entre os temas de interesse mais citados, estão os seguintes: literatura italiana contemporânea, tradução e novas tecnologias no ensino de língua italiana. Os temas foram anotados para planejarmos a programação.  

Por fim, sobre os simpósios, que nesta edição do congresso, como nas anteriores, poderão, em princípio, ser propostos por ao menos dois doutores de instituições diferentes, 33,3% afirmaram que gostariam de enviar propostas.

Divulgaremos quanto antes a chamada para simpósios e minicursos.


 


 

Antes de concluir, queremos agradecer a todas as pessoas que aproveitaram o espaço dos comentários para nos enviar elogios sobre a iniciativa do questionário e sobre nossas atividades até agora. Faremos o nosso melhor para que a ABPI seja cada vez mais a associação de toda(o)s nós: um lugar de trocas e encontros, um lugar de escuta e debate, um lugar de participação ativa e construção coletiva.

Un abbraccio e a prestissimo!