TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Isabel Ribeiro - Graduanda/UFPR
Luciana Lanhi Balthazar - UFPR
O presente trabalho busca analisar como as famílias são retratadas em três materiais didáticos de ensino de italiano: Nuovo Espresso 1 (2014), Nuovissimo Progetto Italiano 1 (2019) e Dai! 1 (2024). A escolha de materiais se deu considerando três exemplares de editoras diferentes, respectivamente Alma Edizioni, Edilingua e Casa delle Lingue, mas observando algumas características em comum entre eles. Primeiramente, os materiais analisados são todos de níveis iniciais, uma vez que o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas estabelece a habilidade de reconhecer vocabulário simples relacionado a si e à sua família como capacidade de um falante A1. Em segundo lugar, todos os materiais são ditos universais, de uso para ensino de italiano em qualquer contexto de língua materna. Analisaremos se e como os materiais didáticos em questão promovem uma compreensão plural das estruturas familiares a partir das representações em textos verbais e não verbais. Nosso objetivo é investigar quais exemplos de família estão presentes nos materiais pesquisados e discutir as implicações dessas representações para uma educação linguística crítica e intercultural, a qual, segundo Candau (2014), deve partir “da afirmação da diferença como riqueza” (p.808). Defendemos que uma "educação linguística que visa a uma formação crítica dos aprendizes não pode ser alheia aos problemas e conflitos reais da nossa sociedade-mundo” (LANDULFO, p. 97). Assim sendo, será observado se as famílias retratadas nos materiais apresentam outros modelos familiares para além do nuclear (pai, mãe, filhos). Em suma, a apresentação visa aprofundar o debate sobre o papel dos materiais didáticos na construção de uma educação que valorize a diversidade e promova a educação intercultural no contexto do ensino de italiano.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de italiano, linguística aplicada, materiais didáticos, interculturalidade
REFERÊNCIAS:
CANDAU, Vera M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa. v. 46, n. 161 p. 802-820, jul. 2016.
LANDULFO, Cristiane L. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano UERJ, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, nº2, p.97-115, 2019