TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Do silenciamento à palavra: estudo e tradução de escritoras contra imaginários misóginos da tradição literária Italiana
Annalice Del Vecchio de Lima - Doutora/UFPR
Em 2021, a italiana Elena Ferrante lançou "I margini e il dettato", coletânea com quatro ensaios sobre a “aventura de escrever”. Nesses textos, a escritora retoma e aprofunda dois temas que ocupam quase todo o espaço de sua produção teórica: a reflexão sobre a própria escrita e, especificamente, sobre a escrita feminina. São temas que se entrecruzam com as questões propostas em seus romances, sobretudo, nos volumes da série napolitana e n’”A vida mentirosa dos adultos", nos quais suas narradoras debatem-se, seja com o desafio mais óbvio, o de serem mulheres que escrevem em uma sociedade em que ainda prevalece o pensamento patriarcal, seja com o de narrar a si mesmas e a outras mulheres. Com base nesses ensaios, em diálogo com os romances da escritora, reflete-se sobre o modo como a autora desenvolve uma escrita feminina potente, capaz de combater o que chama de “língua má”, aquela inventada pelos homens, “historicamente alheia às verdades das mulheres”. Na série trava-se uma espécie de embate entre a narradora-personagem Lenu e sua “outra necessária”, a amiga Lila, cuja história é narrada por ela como forma de narrar-se a si mesma, subvertendo assim os gêneros autobiográfico e biográfico. Mas, a série não conta apenas a história das duas mulheres, e a amizade complexa entre elas; conta também a história das duas escritas representadas por elas, uma moldada pela formação literária, pela prática disciplinada, e a outra impetuosa, libertária, que, juntas, são capazes de romper as convenções de um "gineceu literário", estabelecendo seus próprios parâmetros – tal como é a escrita da própria Ferrante. Por fim, n’"A vida mentirosa dos adultos", uma narradora-personagem misteriosa conta a história de Giovanna em primeira pessoa, com a participação ou, ao menos, o consentimento da própria protagonista, esboçando-se uma escrita colaborativa, na qual se vislumbra uma “fusão coral dos talentos femininos”.
PALAVRAS-CHAVE: Elena Ferrante; literatura feminina; feminismo; história literária italiana; literatura italiana
REFERÊNCIAS:
Obras da autora FERRANTE, E. As margens e o ditado: sobre os prazeres de ler e escrever. Tradutor: Marcello Lino. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2023.
______. A amiga genial. Tradutor: Maurício Santana Dias. 1 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.
______. A vida mentirosa dos adultos. Tradutor: Marcello Lino. 1. ed. São Paulo: 2020.
______. Frantumaglia: os caminhos de uma escritora. Tradutor: Marcello Lino. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
______. I giorni dell’abbandono. 4. ed. Roma: Edizione e/o, 2016.
______. I margini e il dettato. Roma: Edizione e/o, 2021.
______. L’amica geniale. 19. ed. Roma: Edizione e/o, 2015a.
______. La vita bugiarda degli adulti. Roma: Edizione e/o, 2019b.
______. Storia del nuovo cognome. 14. ed. Roma: Edizione e/o, 2016a.
______. Storia della bambina perduta. 3. ed. Roma: Edizione e/o, 2015c.
______. Storia di chi fugge e di chi resta. 12. ed. Roma: Edizione e/o, 2016d. Outras referências: DEL VECCHIO-LIMA, A. Verdade e ficção: intersecções no pensamento literário de Elena Ferrante e de Elsa Morante. Orientador: Luiz Ernani Fritoli. 70 f. Monografia (Graduação em Letras Italiano) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
DE ROGATIS, T. Elena Ferrante e il Made in Italy. La costruzione di un immaginario femminile e napoletano. In: Balicco, D. (org.). Made in Italy e cultura: indagine sull'identità italiana contemporanea. Palermo, Itália: Palumbo, 2016, p. 288-317. ______. Elena Ferrante. Parole Chiave. Roma: Edizione e/o, 2018.
MOMIGLIANO, A. The Ferrante effect: In Italy, women writers are ascendants. The New York Times, 9 dec. 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/12/09/books/elena-ferrante-italy-women-writers.html. Acesso em: 23 jan. 2023.
LIMA, A. V. Escrita que transborda: metaliteratura e “alterficção” nos romances de Elena Ferrante. Tese de Doutorado em Letras. UFPR, 2024.
MOURA, A. J. F. M. Cinque domande a Maurício Santana Dias a proposito di Elena Ferrante. Mosaico Italiano. ano XIII, n. 185. Rio de Janeiro: Editora Comunità, 2019, pp. 30-33.
OLIVEIRA, P. T. S. de. Apagar vestígios: ausência, forma e autoria na Série Napolitana, de Elena Ferrante. 2021, 145 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2021.
O’ROURKE, M. Elena Ferrante: the global literary sensation nobody knows. The Guardian. 31 out. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2014/oct/31/elena-ferrante-literary-sensation-nobody-knows. Acesso em: 23 jan. 2023.
PINHEIRO, I. M. O que escapa à margem: quatro cenas de desmarginação e o esforço humano da forma na tetralogia A amiga Genial, de Elena Ferrante. Revista Garrafa, v. 16, n. 45.1, 2018, p. 174 - 189. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/22095. Acesso em: 27 set. 2023. RAD, S. A. The power of women: acclaimed Italian author Elena Ferrante on patriarchy and protest in Iran. The Guardian. 26 nov. 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2022/nov/26/the-power-of-women-acclaimed-italian-author-elena-ferrante-on-patriarchy-and-protest-in-iran. Acesso em: 08 dez. 2022.
ROTHMAN, J. Knausgård or Ferrante? The New Yorker, 25 mar. 2015. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/Knausgård-or-ferrante. Acesso em: 23 jan. 2023.
SACOMAN, A. C.; BRASIL, U. ‘Escrever é como girar a faca na ferida’, revela Ferrante. Estado de S. Paulo, São Paulo, 30 ago. 2020. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,escrever-e-como-girar-a-faca-na-ferida-revela-elena-ferrante,70003417132. Acesso em: 04 nov. 2021. Entrevista.
SECCHES, F. Elena Ferrante: uma longa experiência da ausência. São Paulo: Claraboia, 2020.
______. Uma longa experiência da ausência: a ambivalência em ‘A amiga genial’, de Elena Ferrante. 2019, 158 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Teoria Literária e Literatura comparada. São Paulo, 2019.
______. Uma vida sem mulheres. Revista Quatro cinco um. 1 mar. 2020. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/l/uma-vida-sem-mulheres. Acesso em: 19 nov. 2021.
SANTOVETTI, O. (2016). Lettura, scrittura e autoriflessione nel ciclo de L'amica geniale di Elena Ferrante. Allegoria. Anno XXVIII, terza serie, n. 73, gennaio/giugno 2016. Palermo: G. B. Palumbo Editore, pp. 179-192.
TUZZI, A.; CORTELAZZO, M. A. What is Elena Ferrante? A comparative analysis of a secretive bestselling Italian writer. Digital Scholarship in the Humanities, v. 33, n. 3, set. 2018, pp. 685-702. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqx066. Acesso em: 25 jan. 2023.
WOOD, J. Women on the verge. The New Yorker, 13 jan. 2013. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2013/01/21/women-on-the-verge. Acesso em: 30 out. 2023.