Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Observando o léxico: os fazeres lexicográficos, fraseológicos, terminológicos, pedagógicos, literários e tradutológicos tangenciados ou permeados pela tecnologia

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A Taxonomia de Bloom na construção de prompts eficazes

Carolina Grandino Pereira de Morais - Mestre/USP

Nos últimos anos, a tecnologia tem estado cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas, incluindo o ensino de uma língua estrangeira. A mais recente é a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), que ganhou notoriedade com o lançamento do ChatGPT ao público, em novembro de 2022. Interagir com modelos de GenAI parece intuitivo e simples, no entanto, para obter os melhores resultados é necessário escrever um prompt eficaz. Por conta disso, surge uma nova área de pesquisa chamada prompt engineering, que implica na escolha das palavras, das frases e das estruturas linguísticas necessárias para orientar o modelo em tarefas ou resultados específicos, incrementando o nível de coerência, coesão e relevância dos resultados gerados com o objetivo de ter o melhor desempenho (CINGANOTTO e MONTANUCCI, 2025, p. 12). O presente trabalho pretende relacionar a Taxonomia de Bloom (1956; 2001 e 2009) e a construção eficaz de prompts. Essa taxonomia organiza os “objetivos educacionais em uma hierarquia de aprendizagem que se inicia nas habilidades mais simples e chega até as mais complexas” (LAZAROTTO, 2022, p. 42). Atualmente existem três versões dessa taxonomia, a original de 1956, a revisada em 2001 e a versão adaptada à era digital, de 2009. “Os verbos indicados em cada uma das categorias da estrutura atuam como um instrumento conveniente para guiar o trabalho do professor no que diz respeito aos objetivos que os estudantes devem alcançar durante a conclusão de cada atividade ou percurso didático” (MENDES e FREITAS, 2022, p. 44). Dessa forma, pretendemos levantar quais são os verbos de comando necessários para a construção de prompts eficazes de acordo com a Taxonomia de Bloom.

PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial Generativa (GenAI); Taxonomia de Bloom; prompt; prompt engineering

REFERÊNCIAS:

CINGANOTTO, Letizia; MONTANUCCI, Giorgia. Intelligenza artificiale per l’educazione linguistica. Torino: UTET, 2025.

LAZAROTTO, Fátima Cristina Durante. Novas habilidades para novos leitores?: aspectos da leitura nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://ariel.pucsp.br/handle/handle/26553 Acesso em 02 de julho de 2025.

MENDES, Ana Paula Miranda; FREITAS, Paula Garcia de. A Taxonomia de Bloom como estratégia de aprimoramento aos livros didáticos para o ensino crítico de LE (italiano). Revista de Italianística, São Paulo, Brasil, n. 44, p. 38–51, 2022.  Disponível em: https://revistas.usp.br/italianistica/article/view/196962. Acesso em: 2 jul. 2025.