TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Observando o léxico: os fazeres lexicográficos, fraseológicos, terminológicos, pedagógicos, literários e tradutológicos tangenciados ou permeados pela tecnologia
Mayara Lopes Henck - Graduanda /UNESP/IBILCE
Fábio Henrique de Carvalho Bertonha - UNESP/IBILCE
EEste estudo analisa as temáticas presentes nas canções de dois proeminentes artistas italianos contemporâneos: Mister Rain e Annalisa Scarrone. Nosso objetivo central é identificar padrões temáticos recorrentes e investigar de que maneira a música italiana atual espelha e aborda questões sociais, emocionais e culturais, por meio dos itens lexicais, com foco particular na escolha e significado das palavras utilizadas em suas letras, incluindo a exploração de como sentimentos como amor, perda, esperança e desafios cotidianos são articulados liricamente, oferecendo uma janela, mesmo que de uma maneira inicial, para a psique coletiva contemporânea da Itália. Resultados preliminares indicam uma prevalência de temas relacionados à superação pessoal e à complexidade das relações interpessoais. A metodologia empregada envolveu uma investigação minuciosa do conteúdo lírico das composições de ambos os cantores disponíveis virtualmente. Para tanto, a pesquisa estabeleceu uma ponte entre a análise das letras musicais e as teorias da análise literária, além de conceitos pertinentes à música popular. Essa abordagem interdisciplinar permitiu uma compreensão mais rica e contextualizada das mensagens transmitidas, examinando a relação entre a forma poética e o impacto cultural. O embasamento teórico do estudo foi construído a partir das contribuições de pesquisadores que se ocupam no campo da música e cultura, incluindo Frith (2004), Hall (2007) e Fabbri (2012). A pesquisa está sendo desenvolvida ao longo de 2025, cujas etapas distintas compreendem a seleção criteriosa de canções, a realização de uma análise de conteúdo detalhada das letras e, por fim, a interpretação crítica dos achados, visando extrair as implicações mais amplas das temáticas identificadas no cenário da música contemporânea italiana, bem como essas canções podem servir como documentos culturais de seu tempo.
PALAVRAS-CHAVE: música italiana; temas sociais; cultura contemporânea; identidade jovem
REFERÊNCIAS:
FABBRI, F. Il suono inconfondibile della canzone italiana. Milano: Mondadori, 2012.
FRITH, S. Popular Music: Critical Concepts in Media and Cultural Studies. London: Routledge, 2004.
HALL, S. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage, 2007.