TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Observando o léxico: os fazeres lexicográficos, fraseológicos, terminológicos, pedagógicos, literários e tradutológicos tangenciados ou permeados pela tecnologia
Josiane Ferreira da Silva - Graduanda /UNESP/IBILCE
Mariana Colleone Macedo - Graduanda /UNESP/IBILCE
Fábio Henrique de Carvalho Bertonha - UNESP/IBILCE
Neste estudo, contemplamos a conjunção de duas pesquisas de Iniciação Científica que propõem uma análise abrangente da música italiana contemporânea (século XXI), focando tanto nas canções vencedoras do prestigiado Festival di Sanremo (2000-2025), com destaque para a obra do cantor Mahmood, vencedor de 2019. O estudo visa identificar e interpretar os temas recorrentes e as características linguísticas e estilísticas presentes nessas composições, explorando como a música reflete e influencia aspectos culturais e sociais da Itália. A primeira parte da pesquisa debruça-se sobre as canções vencedoras do Festival di Sanremo, buscando observar a evolução das temáticas ao longo de mais de duas décadas. Este recorte temporal permite compreender a relevância do Festival como um termômetro das mudanças culturais e políticas no país, oferecendo insights sobre a relevância cultural e sociopolítica da música italiana. Em particular, destacamos as canções de Mahmood, cuja obra é, em especial, relevante por abordar questões sensíveis como identidade, imigração e pertencimento, refletindo e, por vezes, contestando as dinâmicas culturais italianas contemporâneas. A análise busca identificar as principais características linguísticas e estilísticas de suas letras, bem como os temas recorrentes em sua produção musical. Ambas as investigações se fundamentam em um robusto arcabouço teórico de análise textual e linguística aplicada a partir das contribuições de Bourdieu (1983), Signorini (1998), Bernardi (2001), Fairclough (2003), Halliday (2004), Bona (2006) e Wierzbicka (2006), os quais são pilares para a compreensão aprofundada das influências socioculturais nas canções. Esta perspectiva teórica possibilita uma compreensão rica de como a música italiana, seja via seus grandes festivais ou via artistas individualmente, atua como um espaço de representação e negociação cultural e sociopolítica, com potencial aplicação no ensino de língua italiana e em futuros estudos comparativos.
PALAVRAS-CHAVE: música popular italiana; Festival di Sanremo; análise temática; cultura italiana contemporânea
REFERÊNCIAS:
BERNARDI, Paulo. A canção popular italiana em um processo migratório. In: Etnias & Carisma: poliantéia em homenagem a Rovílio Costa. Porto Alegre, 2001, p. 901-910. BONA, Melita. Nas entrelinhas da pauta: repertório e práticas musicais de professoras dos anos iniciais. 2006. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação). FURB - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau/SC.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. SIGNORINI, Inês (org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: mercado de letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 76-77.
FAIRCLOUGH, N. Analyzing Discourse: Textual Analysis for Social Research. Routledge, 2003.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. Hodder Arnold, 2004.
SIGNORINI, Inês (org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: mercado de letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 76-77.
WIERZBICKA, A. English: Meaning and Culture. Oxford University Press, 2006.