TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Nara Avelar - Doutora/UFC
Sofia Caratti - Graduanda/UFC
A Casa de Cultura Italiana (CCI) da Universidade Federal do Ceará oferece, semestralmente, cursos de língua italiana abertos à comunidade. Nos últimos anos, observou-se uma crescente presença de estudantes com necessidades específicas, ligadas à cognição, saúde mental e locomoção. Nesse contexto, foi criado o projeto “Italiano Inclusivo”, com o objetivo central de promover a inclusão linguística e social desses estudantes nas turmas regulares da CCI. Especificamente, busca-se adaptar estratégias didáticas e avaliativas às necessidades individuais, fortalecer os vínculos sociais entre os alunos, formar uma rede de apoio interdisciplinar baseada na empatia e contribuir para a formação crítica dos agentes participantes. O projeto está estruturado como uma Ação Curricular em Comunidade de Saberes (ACCS) e articula ensino, extensão e pesquisa, ancorando-se em referenciais como o Pós-Método proposto por Kumaravadivelu (2003), a Educação Inclusiva e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) (ORKWIS e KATHELEEN, 1998). A metodologia envolveu i) entrevistas com professores de italiano da CCI, cujas respostas fundamentam as ações, ii) um levantamento bibliográfico sobre inclusão no ensino de línguas; iii) formativos com o corpo docente sobre saúde mental; iv) aplicação de sondagens com os estudantes; e, por fim, v) desenvolvimento de materiais e avaliações adaptadas. Os resultados iniciais revelaram a inclusão como uma força transformadora da nossa prática pedagógica, levando-nos a ações importantes como a criação do agente de acessibilidade e de um curso de cultura italiana para a terceira idade.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão linguística; Educação inclusiva; Ensino de línguas; Saúde mental; Extensão universitária
REFERÊNCIAS:
KUMARAVADIVELU, B. Understanding postmethod pedagogy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
ORKWIS, R.; KATHELEEN, M. Universal Design for Learning: Meeting the Needs of All Students. Alexandria, VA: ERIC Clearinghouse on Disabilities and Gifted Education, 1998.