TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Fernanda Suely Muller - UFC
Considerando as diretrizes que norteiam uma concepção de educação linguística emancipadora a partir da perspectiva intercultural, neste trabalho apresentaremos uma proposta de Uda (L’Italia… va di moda!), pensada ad hoc para os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Letras (Português-Italiano), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como professores e “embaixadores” de uma língua estrangeira, temos a tarefa essencial de fazer com que os nossos alunos (e, no nosso caso, também futuros professores) reflitam a partir da perspectiva do mundo dos outros numa perspectiva intercultural, para que os aprendizes sejam capazes de apreender e aprender da melhor forma possível todos os aspectos que regem a combinação entre língua e cultura alvo, sem nunca esquecer, no entanto, a capacidade de relativizar e respeitar todas as culturas que são igualmente únicas, em cada contexto de manifestação. Com efeito, em nossas aulas devemos ter cuidado não apenas com “o que dizer”, mas com “como dizer” e conduzir nossos alunos estrangeiros, ainda que inicialmente de forma racional, a um caminho de aprendizagem que lhes permita “observar, descentralizar-se e alienar-se” em direção à “compreensão emocional” da cultura estrangeira. Portanto, a partir da reflexão sobre língua, moda, cultura e identidade da Itália e do Brasil (e, mais precisamente, a região Nordeste do país), refletiremos sobre a elaboração de materiais didáticos voltada para um público especifico, para além dos esteriótipos frequentes presentes nos materiais didáticos tradicionais.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Italiano LE; elaboração de materiais didáticos Italiano LE; formação de professores Italiano LE
REFERÊNCIAS:
Balboni, Paolo. Le sfide di Babele: Insegnare le lingue nelle società complesse, UTET Libreria, Torino, 20022.
Caon, Fabio; Balboni, Paolo E. La comunicazione interculturale .Venezia: Marsilio Elementi, 2015.
Balboni, Paolo. Didattica dell’Italiano come língua seconda e straniera. Torino: Loescher Editore, 2019.
Vedovelli, Massimo. Guida all’italiano per stranieri: dal Quadro comune europeo per le lingue alla Sfida salutare. Roma: Carocci editore, 2021.