Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Italiano per bambini: olhar sensível para a língua estrangeira na educação básica e nos espaços alternativos de ensino

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Formação docente e ensino de línguas: uma proposta multidisciplinar de francês e italiano no contexto escolar

Daniela Bunn - Doutorado/UFSC
Clarissa Laus Pereira Oliveira - Doutorado/UFSC
Narceli Piucco - Doutorado/UFSC
Sara Farias da Silva - Doutorado/UFSC

Esta comunicação visa socializar a experiência da participação integrada das línguas italiana e francesa no Subprojeto Multidisciplinar Línguas Estrangeiras/Adicionais, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFSC). O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos graduandos dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano escolar. As  línguas italiana e francesa, na UFSC, acompanham de forma voluntária este programa institucional desde 2020. Na edição 2024/2026, porém, foi possível integrar oficialmente o programa, em um subprojeto que inclui ainda a língua espanhola. Dessa forma, o subprojeto é composto por seis bolsistas de italiano, dez de francês, oito de espanhol, três professores regentes e três coordenadoras de línguas. O recorte feito apresenta as ações das professoras regentes de língua francesa, do Colégio de Aplicação da UFSC, e dos estagiários bolsistas que observam, semanalmente, as aulas e relatam suas impressões sobre a prática docente, num diálogo contínuo promovido pelas professoras. Os IDs têm participação efetiva nas aulas com as turmas, pois, além de auxiliarem os estudantes no processo educativo, elaboraram atividades, como jogos didáticos online e impressos, a partir dos temas definidos em cada contexto. A proposta da comunicação é mostrar as ações realizadas, os jogos multilíngues criados pelos bolsistas e o percurso interdisciplinar que se traça na formação docente dos graduandos com a atuação das professoras regentes, na validação de um processo significativo de ensino e aprendizagem. As línguas foram abordadas simultaneamente por meio de jogos e dinâmicas que visam a interação das crianças e jovens no processo de aquisição das línguas estrangeiras.

PALAVRAS-CHAVE: formação docente; ensino de línguas; italiano; francês; PIBID.

REFERÊNCIAS:

BUNN, D.; OLIVEIRA, C. L. P. Relatos e depoimentos sobre a participação das línguas francesa e italiana no Projeto Multidisciplinar Línguas Estrangeiras/Adicionais/UFSC: da gaveta para a escola. In: Oliveira; Leandra C. de; Bunn, Daniela; Farias, Priscila F.. (Org.). A iniciação à Docência como espaço de lutas, transgressões e pluralidades: em foco, as línguas estrangeiras/adicionais. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2023, v. 1, p. 123-147. 

BUNN, D., & Tortelli, M. L. (2022). A participação da língua italiana no Projeto Multidisciplinar PIBID/UFSC Línguas Estrangeiras/Adicionais: interação, cooperação e formação docente. In: Revista Italiano UERJ, n. 13(1), 18. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.