TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Italiano per bambini: olhar sensível para a língua estrangeira na educação básica e nos espaços alternativos de ensino
Alessandra Regina Ribeiro - UNIOESTE
Esta comunicação pretende apresentar reflexões sobre a importância do ensino da língua italiana para crianças, com foco na promoção do pensamento intercultural, por meio de atividades didáticas lúdicas. Nossa reflexão parte, a princípio, sobre a importância de despertar, desde a infância, a consciência sobre sua própria cultura e a dos outros, e, assim, progressivamente, desenvolver atitudes de valorização de si próprio e respeito às diversidades culturais. Com isso, o estudo propõe viabilizar uma educação que transcenda o ensino da língua pela língua. Neste sentido, foram elaboradas atividades didáticas lúdicas, voltadas para a cultura brasileira, dando espaço ao professor para dialogar com outras culturas. A proposta vem como forma de sugestões e oferece possibilidades para que o docente possa fomentar a autonomia de seus alunos na construção de suas identidades e na compreensão do mundo ao seu redor. São seis propostas de atividades lúdicas práticas em língua italiana, direcionadas para crianças entre 7 e 11 anos. A construção das atividades constitui em práticas que não apenas abordam conteúdos linguísticos, mas promovem a consciência sobre a diversidade cultural, respeito e valorização de si. Ao incorporar questões de etnia, gênero e identidade, enriquece-se o ambiente de aprendizado, tornando-o mais inclusivo e integrador. Desse modo, o presente estudo pretende contribuir para o campo do ensino da língua italiana voltado ao público infantil, como também se inserir em um movimento mais amplo de educação intercultural.
PALAVRAS-CHAVE: Alienação cultural; Interculturalidade; Infância
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Quatro estações no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2008.
ORTALE, F. L. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes, 2023.
RIBEIRO, A. R. Língua estrangeira na infância: o projeto Italiano Per Bambini da Unioeste. In: ZANETTE, R. I. C. E; Beloni, (Orgs.) A difusão da língua italiana no oeste do Paraná. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
SERRAGIOTTO, G.; LUISE, M. C. di. Insegnare italiano come lingua straniera a bambini, insegnare italiano come straniera ad adulti. Venezia: Università Ca’ Foscari, 2008.