Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Italiano per bambini: olhar sensível para a língua estrangeira na educação básica e nos espaços alternativos de ensino

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Italiano per Bambini: contribuições do ensino lúdico e intercultural para a aprendizagem da língua italiana na infância

Alessandra Regina Ribeiro - UNIOESTE
Marianna Bernartt Silva - Doutoranda/UNIOESTE
Samanta Kayane da Silva Kucarz - Graduanda/UNIOESTE
Letícia Stopasola Vieira - Graduanda/UNIOESTE

O projeto Italiano per Bambini é um curso de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) voltado ao ensino de língua italiana para o público infantil e infantojuvenil. A iniciativa, além de ser aberta à comunidade externa, proporciona aos estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português/Italiano a oportunidade de vivenciar, desde o início da formação, o universo da sala de aula. Este trabalho tem como objetivo apresentar como o ensino lúdico e intercultural — por meio da criação e aplicação de jogos, brincadeiras e materiais autênticos — pode funcionar como um estímulo eficaz para a aprendizagem de uma língua estrangeira, especialmente entre crianças participantes do projeto Italiano per Bambini. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, fundamentando-se nas contribuições de Krashen (1981), Caon e Rutka (2004) e Gonçalves (2018), no que diz respeito ao ensino lúdico, bem como de Alvares (2002), Araujo e Figueiredo (2015), Beloni (2021), entre outros, no tocante à aquisição linguística e ao viés intercultural. Os resultados da experiência demonstram que o ensino de italiano, quando permeado por estratégias lúdicas e abordagens interculturais, favorece o engajamento das crianças e potencializa seu desempenho comunicativo. Observou-se maior interesse dos participantes e maior desenvoltura nas expressões em italiano. Assim, o ensino lúdico e intercultural é uma metodologia promissora para o ensino de línguas estrangeiras na infância. O projeto não apenas impulsiona o aprendizado das crianças, mas também fortalece a formação inicial dos futuros docentes, destacando a contribuição de práticas disruptivas para o fortalecimento do elo entre universidade e comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado. Ensino. Lúdico. Práticas Interculturais.

REFERÊNCIAS:

ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Os fraseologismos como expressão cultural: aspectos de seu ensino em PLE. In: CUNHA, Maria Jandyra; SANTOS, Percília (orgs.). Tópicos em português língua estrangeira. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2002. 

ARAÚJO, Marco André Franco de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Cultura, interculturalidade e sala de aula de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Revelli – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas-GO, v. 7, n. 1, p. 63-76, jun. 2015. ISSN 1986-6576. 

BELONI, Wânia. Caspital!: diversidade linguística e cultural no ensino de língua italiana. 1.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

E-book.  CAON, Fabio; RUTKA, Sonia. La lingua in Gioco - Attività ludiche per l’insegnamento dell’italiano L2. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.

GONÇALVES, Ângela Trevisol. O lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE: teoria e prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Italiana) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. 

KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Prentice Hall, 1982.