TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Italiano per bambini: olhar sensível para a língua estrangeira na educação básica e nos espaços alternativos de ensino
Luciana Lanhi Balthazar - UFPR
A presente comunicação propõe compartilhar uma experiência formativa de ensino de língua italiana voltada ao público infantil, desenvolvida na cidade de Curitiba (PR), em escolas públicas da rede municipal. As aulas acontecem no contraturno escolar e são ministradas por alunos do curso de Letras Italiano da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no âmbito da disciplina obrigatória Projetos de formação de professores de Língua Estrangeira I e II. A disciplina, ministrada por mim, prevê carga horária de estágio, que é regularizada pela Coordenação de Atividades Formativas e Estágios da UFPR, e conta com autorização da Central de Estágios da Prefeitura de Curitiba para a atuação dos licenciandos nas escolas da rede municipal.A proposta pedagógica da disciplina inclui leitura de textos teóricos, planejamento de aulas, elaboração de materiais didáticos, condução de aulas, além de um acompanhamento contínuo que estimula a reflexão sobre a práxis docente. Ao longo de quase três anos de atuação, foram desenvolvidos diversos cursos de língua e cultura italiana, com foco em práticas criativas, lúdicas, situadas, significativas e sensíveis ao contexto da infância, alinhadas às reflexões sobre o ensino de línguas para crianças no Brasil (Rocha, 2007), à elaboração de materiais pedagógicos significativos (Leffa, 2007) e à perspectiva de tarefas comunicativas como eixo central na formação e atuação docente (Xavier, 2012).Ao articular a presença em escolas públicas com a formação inicial docente, essa experiência contribui para ampliar o debate sobre o ensino de italiano na educação básica e para valorizar abordagens pedagógicas interculturais e significativas para a criança. Serão apresentados exemplos de materiais didáticos produzidos e reflexões das licenciandas, fomentando o diálogo proposto pelo simpósio.
PALAVRAS-CHAVE: língua italiana para crianças; formação inicial; tarefas; interculturalidade; escola pública.
REFERÊNCIAS:
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: ________ (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007. p. 15-42. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Producao_materiais_2ed_completo.pdf. Acesso em: 3 jun. 2025.
ROCHA, Cláudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões.
DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-288, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200005. Acesso em: 3 jun. 2025.
XAVIER, Rosely B. Metodologia de ensino de inglês. Florianópolis: Núcleo de Produção Digital/UFSC, 2012. Disponível em: http://castellano.ced.ufsc.br/files/2013/09/Rosely-livro-Metodologia-Ensino.pdf. Acesso em: 3 jun. 2025.