Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Plurilinguismo e invenção linguística: a literatura italiana de Dante até os nossos dias

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A poesia de Petrarca, a música de Monteverdi e a criação da Ópera

Alexandre José de Abreu - UNICAMP/Graduação USP

Cerca de trezentos anos separam as obras de Petrarca e Monteverdi, uma defasagem que apresenta a chegada do Humanismo em música quase às vésperas do Barroco. Podemos imaginar que a evolução do contraponto imitativo renascentista, o estabelecimento da Harmonia e, ainda, o próprio desenvolvimento da escrita musical estejam na base dessa defasagem, que, contudo, não obscurece a adesão humanística de seus protagonistas.

Em 1638, Claudio Monteverdi (1567-1643) publica o seu oitavo livro de madrigais, dedicado ao imperador Fernando III. O sucesso da obra é estrondoso, ainda mais se levarmos em conta a modernidade da escrita, o tratamento harmônico e melódico, sua invenção. Mais do que um gesto isolado de criação, Monteverdi organiza um projeto sólido, definido e consciente de escrita musical que tem o texto poético como parâmetro e metro para sua expressão.

Ao contrário da indiferença do texto imitativo na polifonia renascentista (onde todas as vozes têm a mesma importância), Monteverdi lança mão de uma estrutura poética (o madrigal) para a organização da composição, e se vale de todos os expedientes mimético-musicais disponíveis em seu tempo. O projeto é tão singular e consciente que o próprio compositor fala de prima pratica em oposição a seconda pratica que propõe.

I Madrigali Guerrieri et Amorosi se apresentam como resultado deste projeto destacando uma perspectiva única de relação entre poesia e música. Humanista, o compositor identifica o conflito entre as paixões como cerne para o texto dramático e identifica o gênero molle e temperato, e o concitato como reflexos dessas paixões em música.

Sua inspiração reside nas figuras oxímaras do texto petrarquiano, e ele dá à estas uma representação musical compondo dois blocos opostos de madrigais inspirados no gênero concitato (madrigais guerreiros) e no gênero molle (madrigais amorosos). O efeito dramático é grandioso, como podemos observar entre os madrigais ‘Or ch’el ciel e la terra e’l vento tace’ (guerreiro) e ‘Lamento dela Ninfa’ (amoroso). O projeto monteverdiano revoluciona a escrita musical em sua proposta original poético-literária, sua produção irá lanças as bases da retórica musical no Barroco e a criação da Ópera, ideais humanistas no encontro entre poesia e música.

PALAVRAS-CHAVE: Petrarca, Monteverdi, madrigal

REFERÊNCIAS:

Referências  LEMOS, Maya Suemi. Madrigali Guerrieri et Amorosi: o livro oxímoro de Claudio Monteverdi. In: Terceira Margem, Música e Linguagem, vol 15, n. 25, 2017. https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10800  MASSIN, Jean & Brigitte. História da música ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.  

MULLER, Heloísa. Música que matiza, pintura que encena: a expressão mimética em Caravaggio e Monteverdi. In: Artefilosofia, vol. 9, n. 16, 2014. https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/521