TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Do silenciamento à palavra: estudo e tradução de escritoras contra imaginários misóginos da tradição literária Italiana
Jade Mariam Vaccari Carvalho Silva - Doutoranda/USP
Este projeto de pesquisa de doutorado, propõe uma análise da obra Il Dialogo della Divina Provvidenza, de Santa Catarina de Siena, a partir da teoria da polifonia de Mikhail Bakhtin. A pesquisa busca evidenciar o protagonismo feminino na literatura mística medieval, destacando a complexa interlocução entre a voz da autora e a divindade como forma de resistência simbólica aos sistemas patriarcais da Baixa Idade Média. A investigação situa a produção de Caterina no contexto da Patrística, salientando sua relevância histórica, teológica e política em um período marcado pela exclusão das mulheres dos espaços de poder discursivo e religioso. Utiliza-se uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, com apoio da crítica feminista e da historiografia literária. A análise é baseada na edição crítica da obra organizada por Giuliana Cavallini (1998). A proposta reforça a importância da internacionalização da pesquisa literária brasileira e contribui para os estudos sobre espiritualidade cristã, autoria feminina e teoria do discurso.
PALAVRAS-CHAVE:
REFERÊNCIAS:
Mística; Santa Catarina de Siena; Patrística; Literatura italiana; Protagonismo feminino.
BROCHADO, Claudia Costa; DEPLAGNE, Luciana Calado (Org.). Vozes de mulheres da Idade Média. João Pessoa: Editora UFPB, 2018.
CAVALLINI, Giuliana. S. Domenico e i suoi frati nella spiritualità di Santa Caterina. Editrice Domenicana Italiana, Napoli-Bari, 1993.
DUBY, Georges. História das Mulheres no Ocidente - Vol. II. Editora: Afrontamento, 1994.
HUIZINGA, Johan. O Outono da Idade Média. Tradução Nelson Lellis Ramos Rodrigues. São Paulo: Penkal, 2021.