Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Observando o léxico: os fazeres lexicográficos, fraseológicos, terminológicos, pedagógicos, literários e tradutológicos tangenciados ou permeados pela tecnologia

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A violência em cores

Mayara Dornelas de Matos - Graduanda/ UNESP/IBILCE
Claudia Zavaglia - UNESP/IBILCE

Ao estudarmos o léxico das cores, observa-se que elas desempenham um papel fundamental na representação da violência, veiculando significados simbólicos que variam conforme o contexto cultural e discursivo. A compreensão de como as cores podem insinuar violência — seja ela de natureza mental ou física, ou expressar posicionamentos racistas e homofóbicos — é de suma importância para discernir a origem dessas expressões cromáticas e seus cromônimos na construção lexical de uma sociedade. Contudo, é imperativo considerar que as expressões cromáticas e os cromônimos nem sempre se mantêm equivalentes entre diferentes idiomas. Em virtude disso, neste trabalho, foi realizado um levantamento do léxico cromático que contivesse, em sua construção, características e informações racistas, preconceituosas e violentas. Para isso, foram coletados cromônimos e expressões cromáticas associadas a essas características nos subdomínios cromáticos branco, preto, vermelho, rosa, marrom, verde, amarelo, azul e cinza, na língua portuguesa do Brasil, os quais foram posteriormente submetidos a análises semânticas a partir da contextualização desses itens lexicais especiais, em busca de correspondentes em língua italiana (Zavaglia, 2006). Esse levantamento foi realizado em dicionários das línguas portuguesa do Brasil e italiana e a partir da Web como Corpus (Colson, 2007). A análise da manifestação das cores em diversos discursos e idiomas pode proporcionar insights valiosos acerca da maneira como a violência é narrada, percebida e reproduzida socialmente.

PALAVRAS-CHAVE: violência; racismo; preconceito; cromônimos; cores.

REFERÊNCIAS:

COLSON, J.-P. The World Wide Web as a Corpus for Set Phrases. In: BURGER, H., DOBROVOL’SKIJ, D., KÜHN, P. & NORRICK, N. (org.) Phraseologie/Phraseology, Handbooks of Linguistics and Communication Science. Berlin, New York: Mouton de Gruyter, 2007.

ZAVAGLIA, C. Dicionário e cores. Alfa, São Paulo, v. 50, n. 2, p. 25-41, 2006.