TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Observando o léxico: os fazeres lexicográficos, fraseológicos, terminológicos, pedagógicos, literários e tradutológicos tangenciados ou permeados pela tecnologia
Carlos Antônio de Souza Perini - Mestre/UFMG
Maryelle Joelma Cordeiro Mourão - Doutora/UFMG
Este estudo é uma pesquisa em andamento que propõe a criação de uma ontologia (FREITAS, 2004; BERNERS-LEE, 2001) bilíngue (português e italiano) a partir de projetos de pós-graduação e de grades curriculares dos cursos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG). São utilizadas técnicas de estilometria (STAMATATOS, 2009.) para identificação do estilo de escrita de um autor, a frequência lexicográfica (BIDERMAN, 1967) e o Processamento de Língua Natural (DE MARNEFFE, 2021) para extração das entidades e relações para criação da ontologia como pilares metodológicos. O objetivo central é viabilizar análises, mediante comparação, em cada língua, de duas versões curriculares consecutivas, incluindo ementas bibliografias das disciplinas, permitindo que um currículo inclua a história e o trabalho dos sujeitos envolvidos no processo educacional (ARROYO, 2013). Como exemplo de análise, utilizando técnicas de estilometria, há dois casos para ilustrar essa abordagem: i) a análise de edições da obra “ICONOLOGIA DEL CAVALIERE CESARE PERUGINO RIPA” de Cesare Ripa Perugino como iniciado por Perini et. al. (2019) explorando a relação palavra-imagem como modelo para detectar alterações semânticas, em algumas versões não há o uso de imagens enquanto outras, sim; ii) a análise de versões de livros didáticos da 2ª série do fascismo italiano (MARQUES, 2025), evidenciando a escolha iconográfica do ‘herói’. Esse material não são especificamente grades curriculares, mas possuem estruturas e objetivos utilitários no campo da educação: um dicionário e um livro didático. Por isso, são válidos quando se faz análise estilométrica porque se pode mensurar a léxico pelo seu tipo ou sua função (STAMATATOS, 2009), método para se aplicar na criação das ontologias das grades curriculares. Para extração das palavras-chaves (entidades das ontologias) por meio da frequência lexicográfica com PLN foram selecionados os substantivos próprios (nomes de cursos, de linhas de pesquisa, de autores) de um conjunto de projetos de pesquisa em artes. Esse conjunto foi conformado em um corpus e anotado automaticamente utilizando Machine Learning e Treebanks de acordo com o padrão das Dependências Universais (DE MARNEFFE, 2021). A seleção das palavras-chaves para a criação do protótipo da ontologia é estatisticamente ancorada em Tullio de Mauro (2005) e Biderman (1967). Além do protótipo da ontologia, permitindo mapear equivalências entre português e italiano, é possível identificar reformas curriculares e fomentar a cooperação na formação profissional e acadêmica entre Brasil e Itália.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo, Ontologia, PLN, Artes, português-italiano
REFERÊNCIAS:
ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 200 p. (e-book).
BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J. e LASSILA, O. - Scientific American: Feature Article: The Semantic Web. May 2001. Disponível em: https://www-sop.inria.fr/acacia/fabien/lecture/licence_travaux_etude2002/TheSemanticWeb/. Acesso em: 20 jul. 2025.
BIDERMAN, M. T. C. Estatística linguística. Revista Alfa, São Paulo, v. 11, p. 117-128, 1967.
DE MARNEFFE, M.-C. et al. Universal Dependencies. Computational Linguistics, v. 47, n. 2, p. 1–54, 20 maio 2021.
DE MAURO, Tullio. Parole e numeri. Analisi quantitative dei fatti di lingua. Roma: Editora Laterza, 2005. 212 p.
EFSTATHIOS, Stamatatos. A survey of modern authorship attribution methods. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, n. 3, p. 538–556, 2009.
FREITAS, F. L. G. Ontologias e a Web Semântica. [S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~fernando.gauthier/EGC6006/material/Aula%203/Ontologia_Web_semantica%20Freitas.pdf. Acesso em: 20 jul. 2025.
MARQUES, Izabelle Seoldo. Il libro della seconda classe (1930, 1933 e 1938): A construção do “homem novo” e a instrumentalização das datas comemorativas nos livros didáticos do fascismo italiano. Trabalho apresentado no SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 33., 2025, Belo Horizonte: Os (des)confortos da História e os futuros do ensino de História. Belo Horizonte: ANPUH, 2025.
PERINI, C. A. de S. et al. Léxico e Verbetes da “Iconologia del Cavaliere Cesare Ripa Perugino” - Suas traduções para fins didáticos. Revista de Italianística, n. 40, p. 127-143, 2020.