Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Sensibilização linguístico-cultural e pragmática: caminhos para a formação docente inicial

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto - UFPR
Mayara da Silva Neto - UFPR

Esta comunicação apresenta reflexões sobre a formação docente inicial a partir do projeto de extensão “Diversidade linguístico-cultural e pragmática: um projeto formativo e de sensibilização”, vinculado ao Programa Licenciar e ao curso de Licenciatura em Letras – Italiano da Universidade Federal do Paraná. A proposta busca integrar teoria e prática, considerando a diversidade linguístico-cultural e a competência pragmática como dimensões relevantes para a construção de práticas pedagógicas atentas às realidades sociolinguísticas que atravessam o contexto escolar brasileiro. A metodologia do projeto fundamenta-se em uma perspectiva crítico-reflexiva de formação docente, ancorada na pedagogia pós-método (Kumaravadivelu, 2003; Ortale, 2023), que compreende o ensino como prática social situada, dialógica e potencialmente transformadora. O percurso formativo organiza-se em duas etapas interdependentes: uma primeira, teórica, voltada à discussão de temas como biografias linguísticas, intercompreensão e pragmática cross-cultural (Groppaldi, 2015; Sarsur e Paulo, 2022; Silva Neto, 2018); e uma segunda, de intervenção pedagógica, em que os licenciandos elaboram e aplicam oficinas em escolas públicas, com turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Ainda que estruturado em fases com focos distintos, o projeto favorece uma constante articulação entre teoria e prática: desde o início, os licenciandos têm acesso a materiais didáticos produzidos em edições anteriores, o que estimula o diálogo com experiências passadas e a reflexão sobre seus próprios percursos formativos. As oficinas, por sua vez, visam à sensibilização das crianças para o contato com o italiano e outras línguas românicas, além de promover reflexões sobre a importância de considerar como nos comunicamos em diferentes contextos e línguas, incentivando atitudes de curiosidade, respeito e abertura à diferença. Além de discutir os fundamentos e desdobramentos do projeto, esta comunicação apresentará alguns dos materiais didáticos desenvolvidos pelos licenciandos, como forma de contribuir para o debate sobre os desafios e possibilidades de uma formação docente intercultural e crítica.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; diversidade linguístico-cultural; pragmática; Projeto Licenciar

REFERÊNCIAS:

GROPPALDI, A. L’autobiografia linguistica nell’insegnamento/apprendimento dell’italiano L2/LS. Italiano LinguaDue, n. 1. 2010.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

ORTALE, F. L. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

SARSUR, É.; PAULO, L.M. “Florescer da consciência plurilíngue”: a intercompreensão na formação do estudante de letras. Revista X, v. 17, n. 2, p. 483-516, 2022 Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83774. Acesso em: 03 jul. 2025.

SILVA NETO, M. Pedir em italiano: um estudo sobre a percepção da cortesia por parte de falantes nativos e aprendizes brasileiros. 2018. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Italianas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.8.2019.tde-01032019-122412. Acesso em: 2025-07-03.