Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Italiano em cena: o role play como dispositivo para uma experiência de ensino-aprendizagem intercultural

Sulamita Maria Mattos da Costa - Doutoranda/USP/ Sapienza Università di Roma

Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina de língua italiana, realizada com estudantes universitários brasileiros e centrada na improvisação de role plays e em atividades teatrais inspiradas na pedagogia de Augusto Boal (2015). A partir de textos autênticos (jornais italianos), objetos do cotidiano e prompts baseados em situações comunicativas verossímeis, os participantes foram convidados a co-construir interações em italiano, gravadas e, posteriormente, analisadas. Ao final da experiência, os estudantes participaram de uma entrevista coletiva e responderam a um questionário reflexivo. Embora a oficina integre um projeto de doutorado mais amplo sobre o role play, esta comunicação tem como foco sua dimensão intercultural. No lugar de apenas “praticar” a língua-alvo, os estudantes foram levados a imaginar, encenar e avaliar a verossimilhança linguístico-cultural de seus próprios comportamentos comunicativos. As respostas indicam um esforço consciente de mediação entre o repertório pragmático-discursivo da língua materna e as normas percebidas como “típicas” da cultura italiana. A análise se concentra nas marcas de interculturalidade emergentes nos discursos dos estudantes, observáveis tanto nos role plays quanto nas entrevistas e nos questionários. As tentativas de alcançar verossimilhança, os desconfortos com o improviso, a escolha de gestos e entonações revelam um espaço de negociação de sentidos, no qual o “eu” se reposiciona em relação ao “outro” — seja o interlocutor imediato, seja o falante italiano imaginado.

A atividade se configura, assim, como prática de imaginação intercultural (Kramsch, 1993), que mobiliza os saberes da competência comunicativa intercultural (Byram, 2021) e promove uma postura crítica e atenta às diferenças. As dinâmicas preparatórias mostraram-se essenciais para a reflexão crítica sobre o uso da língua em contextos diversos.

PALAVRAS-CHAVE: role play, língua italiana, teatro, ensino de línguas

REFERÊNCIAS:

Boal, A. (2015). Jogos para atores e não atores. San Paolo: SESC SP e COSAC & NAIFY.

Byram, M. (2021). Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence: Revisited. 10.21832/9781800410251. 

Kramsch, C. (1993) Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.