EVENTOS

XX SETTIMANA DELLA LINGUA ITALIANA NEL MONDO

A XX Semana da Língua Italiana no Mundo acontece de 19 a 25 de outubro de 2020 e tem como título “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”.  Confira a programação abaixo.

 UFRGS 

 Istituto Italiano di Cultura di San Paolo 

Webinar “Fumetti nei Musei” (Quadrinhos nos museus) – 21 de outubro

Em ocasião da XX semana da Língua italiana no mundo, no dia 21 de outubro às 16h, vai ter um webinar sobre “Fumetti nei Musei(Quadrinhos nos museus), uma iniciativa do MICBACT pela promoção de um novo diálogo entre crianças e garotos e 51 museus italianos cuja contemporaneidade é contada através da obra de alguns dos mais importantes cartunistas italianos. O encontro, com duração de uma hora, será transmitido em italiano ao vivo na página Facebook do IIC São Paulo a partir das 14hs [texto completo]

 

Uma homenagem à obra literária de Gianni Rodari por meio de uma série de eventos em várias plataformas no curso da XX semana da língua italiana no mundo.

Para celebrar o centenário de nascimento do escritor italiano Gianni Rodari, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP) preparou uma série de ações em diferentes plataformas que buscam resgatar a importância da literatura de Rodari no Brasil. 

Alcune Favole | Algumas Fábulas é um projeto multimídia, criado em parceria com o ator Alvise Camozzi, que leva às crianças, público central na produção literária de Rodari, uma plataforma lúdica com dez contos ilustrados e sonorizados. A ideia é estimular a escuta e a imaginação através desses textos que circundam o universo fantástico. A proposta partiu de um de seus livros mais conhecidos, Fábulas por telefone . O livro mote deste projeto foi publicado em 1962, mas mostra-se bastante atual.

Cada conto será acompanhado de uma animação original criada pelo artista José Sampaio, que explora o universo gráfico de Rodari de maneira extremamente pessoal e divertida, e trilha sonora de Daniel Maia. Os textos poderão ser ouvidos em italiano e português. A direção de arte é de William Zarella Jr. O site estará no ar a partir de 15 de outubro.

A segunda iniciativa será a mostra intitulada Figure per Gianni Rodari, realizada em parceria com a Feira do Livro Infantil de Bolonha. A exposição apresenta obras de 21 ilustradores italianos, entre eles personalidades históricas, como Bruno Munari, e grandes artistas contemporâneos, como Beatrice Alemagna e Manuele Fior.

A exposição poderá ser visitada no jardim do IIC-SP, em Higienópolis, a partir de 26 de outubro, seguindo os protocolos de seguranças estabelecidos por instituições de saúde para a prevenção do novo coronavírus.

Seguindo nas ações de comemoração, o IIC-SP organiza também um ciclo com duas conferências online nas quais serão apresentados ao público a obra e o legado de Gianni Rodari. A curadoria e mediação dos eventos ficam a cargo de Michaella Pivetti, designer gráfica, doutora pela FAU-USP e autora do livro "A fantasia, o design e a literatura para a infância", vencedor do prêmio FNLIJ 2020 na categoria teoria.

Para apresentar e discutir a relevância do autor e seu trabalho, na primeira conferência, em 20 de outubro, às 15h, reúnem-se Pino Boero, professor da Università di Genova, na Itália, estudioso de literatura infantojuvenil e especialista rodariano, e Luciano Migliaccio, professor de História da Arte do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Os dois irão dialogar na ponte entre literatura e artes visuais, a partir da cultura italiana.

Na segunda conferência, que ocorrerá em 22 de outubro, também às 15h, será discutida a presença da obra de Rodari no Brasil, segundo a perspectiva institucional, editorial e do ponto de vista da criação artística. Participarão do seminário Dolores Prades, consultora da Feira do Livro Infantil de Bolonha; Alberto Martins, da Editora 34; Alexandre Martins Fontes, da Editora Martins Fontes; e Eva Furnari, renomada autora e ilustradora de livros para crianças. Especialmente para a ocasião, o evento contará com uma peça-gráfica do artista Guto Lacaz que criará sobre uma figura do universo rodariano. Os encontros serão abertos para o público geral e transmitidos pelo canal do IIC-SP no YouTube e nas redes sociais. A primeira conferência terá tradução simultânea. [texto completo]

 

 ICIB - Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro 

Três experimentos audiovisuais a partir de poemas de Aldo Palazzeschi

20, 22 e 24 de outubro âs 20h

https://icib.org.br/oblo/ 


 

 UERJ 

I Semana Italiana da UERJ - dias 23, 27, 29 e 30 de outubro

Por ocasião da XX Settimana della Lingua Italiana del Mondo e lançando a I Semana Italiana da UERJ, acontecerá, nos dias 23, 27, 29 e 30 de outubro, uma série de eventos organizados pelo Setor de Italiano do Instituto de Letras da UERJ. As inscrições já estão abertas pelo formulário https://forms.gle/r4HySd9vmR39yz3i6.

Participem!

 USP 

L’arte figurativa per i piccoli. Un approccio alla Divina Commedia dal Brasile

19 de outubro, 10h às 11h30

 

L’Italia di Dante. Viaggio nel paese della Commedia 

22 de outubro, às 10h (15h na Itália)

 

Nel nome di Dante: le commemorazioni dantesche del 2021 - La dantistica in America Latina: Brasile, Argentina, Messico 

23 de outubro, 10h às 11h

 

 UFRJ e Istituto Italiano di Cultura -RJ 

L’italiano in parole e immagini:conversazioni a distanza

PROGRAMAÇÃO

20/10 - Terça-feira - https://youtu.be/FMbU-GG9nCs 

9:30 - Abertura

Reitora Profª. Drª Denise Pires de Carvalho

Decana Profª. Drª Cristina Grafanassi Trajan

Diretora Profª. Drª Sônia Cristina Reis

Coordenador do Setor de Italiano: Prof. Dr. Carlos Sobral

 

10-11h- L’italiano tra parola e immagine: graffiti, illustrazioni, fumetti

Prof. Dr. Lorenzo Coveri (Titular de linguística italiana- Università di Genova- Accademia della Crusca)

15-16h- Mesa redonda 1: O ensino de italiano: palavras, imagens e quadrinhos - https://youtu.be/91RudjhmzmM 

L’insegnamento dell’italiano LS tra parola e immagine- Profª. Drª. Annita Gullo (Titular-UFRJ)

Refletindo sobre o aprender e o ensinar com as revistas em quadrinhos- Prof. Dr. William Soares dos Santos (UFRJ)

As histórias em quadrinhos e a sua influência na educação italiana durante a 2ª Guerra Mundial- Lic. de italiano Thainá Rebelo Pimentel Carmo da Silva (UFRJ)

Mediador: Prof. Dr. Carlos Sobral (UFRJ)

 

21/10 - Quarta-feira- https://youtu.be/b_7WIZh2y08 

10-11h- La novella graficizzata come medium didattico: il fumetto di Vita dei campi per l’insegnamento dell’italiano- Profª. Drª. Gabriella Alfieri (Titular de história da língua italiana do DISUM- Università di Catania- Accademia della Crusca)

Mediadora: Profª. Drª. Maria Lizete dos Santos (UFRJ)

 

11-12h- Mesa redonda 2: Itália-imagens e palavras: novas vozes da italianística

D’Annunzio e suas múltiplas faces através da caricatura- Profª Drª. Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ)

Pinocchio: imagem eterna da alma italiana- Prof. Me. Luiz Roberto Conegundes Salvador (UFRJ)

Goethe e o encanto de paisagens italianas- Profª. Ma. Deise Rocha de Oliveira Cerqueira (UFRJ)

Mediadora: Profª. Drª. Flora De Paoli Faria (Titular- UFRJ)

 

15-16h- Mesa redonda 3: Itália-imagens e palavras: novas vozes da italianística - https://youtu.be/JYgnlwWUV0g 

Roma e seus encantos: o romanesco nas manifestações artísticas e populares- Profª. Drª. Luciana de Genova (UFRJ)

Pelos caminhos de Maquiavel: Florença entre a história e a arte- Profª. Ma. Priscila Nogueira da Rocha (UFRJ)

Nápoles e o labirinto: a experiência da cidade na teatrologia napolitana de Elena Ferrante- Profª Ma. Milena Vargas dos Santos (UFRJ)

Mediadora: Profª. Drª. Annita Gullo (Titular-UFRJ)

 

22/10 - Quinta-feira- https://youtu.be/cyBChYwErUI 

10-11h- Raccontare l’autore: mostre, film e fumetti per dire Leopardi- Profª Drª. Fabiana Cacciapuoti (Biblioteca Nazionale di Napoli)

L’opera leopardiana in trasmutazione- Profª. Drª.Andréia Guerini (Titular-UFSC)

Mediadora: Profª. Drª. Gisele Batista da Silva (UFRJ)

 

 Consolato Generale d’Italia a Belo Horizonte e il VI EIIPIB 

XX Semana da Língua Italiana no Mundo: “O italiano entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”- Terça-feira, 20 de outubro de 2020

9h (horário de Brasília) - 14h (horário de Roma)

O Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte e o VI EIIPIB virtual 2020 convidam todos a participarem da vídeo-entrevista com autores e desenhistas das editoras Becco Giallo.

Inscrições: www.eiipib.org

 

 IIC-RJ, Romics, Embaixada da Itália em Brasília e Consulado Geral da Itália em Porto Alegre 

“O PODER DO DESENHO: A FORÇA EVOCATIVA DOS QUADRINHOS E DA ILUSTRAÇÃO ENTRE REALIDADE, DISTOPIA E SONHO” - DE 19 DE OUTUBRO A 15 DE NOVEMBRO

Uma mostra virtual sobre quadrinhos italianos, realizada em colaboração com Romics, o Festival Internacional de Quadrinhos, para celebrar no Brasil a XX Semana da Língua Italiana no Mundo

Idealizada e promovida pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a mostra digital “O poder do desenho: a força evocativa dos quadrinhos e da ilustração entre realidade, distopia e sonho” terá como tema a representação da cidade e da dimensão urbana, de grande interesse no Brasil e objeto de um intenso período de reflexão artística de diversos autores italianos.

O fio condutor da exposição será um enfoque original e amplo sobre os autores italianos de quadrinhos que cruzaram o tema da cidade, dos espaços urbanos e dos subúrbios. A simetria entre o desenho como poder evocativo e o poder do desenho constitui a chave interpretativa por meio da qual é possível enxergar o mainstream da cultura urbana na era da globalização, expressa através da poética do signo como narrativa. Entre os autores em exposição e dos quais será possível admirar os cenários mais icônicos em uma exposição de 30 imagens: Sergio Gerasi, Paolo Bacilieri, Francesco Cattani, Francesca Ghermandi, Manuele Fior, Roberto Recchioni, Werther Dell’Edera, Alberto Ponticelli, Lorenzo De Felici, Giuseppe Andreozzi, Marino Amodio, Vincenzo del Vecchio e Diavù (David Vecchiato).

Dois encontros ao vivo acompanharão a exposição: “O universo urbano entre realidade, distopia e sonho e a relação entre os ícones dos romances gráficos e a cidade coprotagonista” será o primeiro dos dois encontros, no será objeto de debate, graças ao diálogo com Manuele Fior, Francesco Cattani, Giuseppe Camuncoli e Enrico Fornaroli, a relação imprescindível com a dimensão urbana. O encontro será realizado na quarta-feira, 20 de outubro, às 11 horas.

O segundo evento ao vivo “A street art e a ilustração como leitura e narração do ambiente urbano” será um diálogo sobre contaminações e perspectivas nos lugares do imaginário e nos lugares físicos das nossas cidades. Falarão o street artist Diaviù - David Vecchiato, que através de suas obras expande e multiplica os conteúdos da cidade, e Marino Amodio e Vincenzo del Vecchio, que em seus romances gráficos derrubam os pontos de vista usuais e abrem possibilidades originais da realidade urbana. O encontro acontecerá na quinta-feira, dia 22 de outubro, às 11 horas

A exposição estará acessível gratuitamente no site romics.it e nos sites das sedes diplomáticas  envolvidas no projeto, a partir de 19 de outubro de 2020. [texto completo]

Informações: 

Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

e-mail: centro.crio@esteri.it // Whatsapp: (21) 3534-4344

https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/it

Romics, Festival Internazionale del fumetto, animazione, cinema e games

https://www.romics.it/it/content/il-potere-del-disegno-la-forza-evocativa-del-fumetto-e-dell%E2%80%99illustrazione-tra-realta

 

 Accademia della Crusca 

L’italiano tra parola e immagine: graffiti, illustrazioni, fumetti de Claudio Ciociola e Paolo D’Achille

Por ocasião da XX Semana da Língua Italiana no Mundo, a Accademia della Crusca preparou, como de costume, um livro encomendado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional. O título deste ano, que também corresponde ao tema geral da Settimana, é o italiano entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos. O volume, editado pelos acadêmicos Claudio Ciociola e Paolo D’Achille, reúne as contribuições de alguns dos maiores especialistas no assunto.

 De 19 a 25 de outubro será possível baixar o e-book gratuitamente conectando-se ao endereço:

https://www.goware-apps.com/litaliano-tra-parola-and-image-graffiti-illustrazioni-fumetti-claudio-ciociola-paolo-dachille-a-cura-di/ 

 a partir de 26 de outubro o volume estará à venda ao preço de 15 euros na versão e-book e 35,99 euros na versão papel

 

Local do Evento: online
Data Início: 19/10/2020
Data Fim: 25/10/2020