EVENTOS

Sull'onda delle parole. Letteratura e poesia tra Genova e America latina Brasile

Na segunda-feira, 30 de novembro, às 17h30, será realizado o primeiro evento “Letteratura” da série “Sull'onda delle parole. Letteratura e poesia tra Genova e America latina – Brasile” organizado pela Associazione Amici di Casa America com o apoio do Comune de Gênova, no âmbito da “Genova Città dei Festival”, e com a colaboração da Associação Jacarandá e da Fondazione Casa America.

Sull’onda delle parole pretende promover o conhecimento de autores brasileiros em Gênova, ao mesmo tempo em que destaca a importância que os autores genoveses, ou que escreveram sobre Gênova, têm na cultura brasileira. Estão programados quatro eventos: "Letteratura" (30 de novembro de 2020), "Musica" (15 de dezembro de 2020), "Poesia" (14 de janeiro de 2021) e "Letteratura per l’infanzia" (28 de janeiro de 2021).

Representantes renomados da cultura italiana e brasileira participarão dos eventos. Entre eles: o poeta brasileiro, traduzido e publicado na Itália, Cássio Junqueira; o poeta e diretor artístico do Festival Internacional de Poesia de Gênova Claudio Pozzani; A cantora brasileira Carmen Queirós, que apresentará canções de Gino Paoli; o compositor Aldo Brizzi, cuja obra une Itália e Brasil; e a soprano brasileira Graça Reis.

As representantes culturais do projeto, coordenado por Carlotta Gualco, diretora da Fondazione Casa America, são as professoras: Amina Di Munno, presidente da Associação Amigos da Casa América, e Luisa Faldini, presidente da Associação Jacarandá.

No primeiro evento “Letteratura” Patrizia Ercole, atriz, diretora e animadora cultural, vai ler trechos de autores brasileiros particularmente ligados a Gênova. Estudiosos ítalo-brasileiros apresentarão seus estudos dedicados a autores de origem genovesa ou que escreveram sobre Gênova. São eles: Lucia Wataghin, que completou os estudos universitários em Gênova e atualmente é Professora de Letras da Universidade de São Paulo; Yuri Brunello, natural de Gênova, professor de literatura e língua italiana na Universidade Federal do Ceará; e Patricia Peterle, professora de literatura italiana da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Os eventos serão realizados via Zoom. Para participar, você deve se inscrever enviando um e-mail para associazione@casamerica.it

Site: http://associazione@casamerica.it
E-mail contato: associazione@casamerica.it
Organizador(a/es/as): Carlotta Gualco, Amina Di Munno e Luisa Faldini
Local do Evento: Zoom
Data Início: 30/11/2020
Data Fim: 28/01/2021
Anexo informações complementares: 2020_1606287183.pdf