EVENTOS

X SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS

“A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais” (de 06/10 a 10/10/2020) - O X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais será realizado, na modalidade virtual, entre os dias 06 a 10 de outubro de 2020.

O evento é promovido pela Ponte entre Culturas e o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) – CGIE, em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF - Campus Sede e Campus Governador Valadares) e conta com o apoio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

O X Seminário conta também com o apoio das seguintes instituições e entidades: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) – Governo de Minas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/Campus Timóteo, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Comitato degli Italiani all’Estero - COMITES MG, Ente Friulano Assistenza Emigrati – EFASCE, Casa d’Italia de Barbacena, Associação Ítalo brasileira San Francesco di Paola - Juiz de Fora, Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo - Jacutinga, Círculo Ítalo brasileiro do Sul de Minas – Poços de Caldas, Associação Cultural Italiana do Triangulo Mineiro, Circolo Trentino de Ouro Fino, Circolo Ítalo brasileiro de Monte Sion, Circolo Italiano di Andradas.

A participação é pública e as inscrições serão gratuitas. A programação abrangerá a apresentação de trabalhos elaborados a partir de pesquisas, concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais:

1. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira;
2. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais;
3. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

Está prevista também uma sessão internacional com a participação de convidados italianos.

O evento pretende ser interdisciplinar e multidisciplinar, abrindo espaço para a contribuição de diferentes áreas do conhecimento e abordagens nas pesquisas sobre a presença italiana em Minas, sobre os seus impactos no território em todas as temporalidades e em todos os aspectos: socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos, etc.

Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas. O objetivo é valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado com a presença dos imigrantes italianos em Minas Gerais, incentivando e divulgando pesquisas e estudos que permitam reconstruir e preservar a história social e a memória coletiva das localidades onde a imigração italiana foi significativa. O evento objetiva também promover intercâmbios culturais diversos entre Minas Gerais e a Itália.

LINK PARA ACESSAR AO EDITAL: https://bit.ly/3gRMgDw

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMITÊ CIENTÍFICO

Coordenador acadêmico: Dimitri Fazito de Almeida (UFMG)
Vice coordenador: Marcos Olender (UFJF)
Consultor acadêmico: Domingos A. Giroletti (MPA/FPL)
Fernanda H.C. Alcântara (UFJF/Governador Valadares)
Luis Carlos Negri (IFSULDEMINAS)
Luis Gustavo Molinari Mundim (IEPHA)
Maria Rosaria Barbato (UFMG) Sandra Nicoli (UNIVALE)
Sérgio Pedini (IFSULDEMINAS)
Stanley Savoretti de Souza (IHGMG)

COORDENAÇÃO GERAL
Giusi Zamana (PONTE ENTRE CULTURAS)

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Anisio Ciscotto (Associação EFASCE)
Guido Boletti (Agência Consular Honorária SJDR)
Maria Silvana Sica (COMITES MG)
Silvia Alciati (CGIE)
Contato: (31) 96800109 seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com
Mais informações: www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020instagram.com/imigracaomg
facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMGhttps://twitter.com/ImigracaoMG
www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA

Site: http://www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020
E-mail contato: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com
Local do Evento: Online
Data Início: 06/10/2020
Data Fim: 10/10/2020