EVENTOS

Conversações desde o Sul. Práticas políticas, educativas e de cuidado

APRESENTAÇÃO

O ciclo de encontros “Conversas desde o Sul” pretende abrir um espaço de diálogo, reflexão e pesquisa entre percursos político-educativos enraizados no Sul. A palavra Sul é proposta em um dúplice significado:

• tanto na sua acepção geográfica: de fato, conversaremos com experiências do Sul da Europa e do Sul do mundo. Em particular, será aprofundada a discussão em torno de duas áreas geopoliticamente complexas: o Mediterrâneo e a Amazônia.

• Como em um sentido político e epistêmico, com referência a contextos de marginalidade, resistência e luta, caracterizados pela lucidez necessária para reconhecer a injustiça do mundo em que vivemos e capazes de gerar alternativas centradas na partilha, na educação recíproca, na solidariedade, na convivência.

Com respeito ao plano teórico-metodológico, seremos guiados pela perspectiva das epistemologias do Sul, elaborada em particular por Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses, mas também pela pedagogia popular, o pensamento decolonial latino-americano, as teorias e as práticas feministas.

Partindo de histórias plurais, portanto, os encontros visam praticar conexões e criar alianças não identificadas com o ponto de vista do poder.

Os encontros acontecerão em italiano e em português. Destinam-se a estudantes, professoras/professores, ativistas, educadoras/educadores, estudiosas/edudiosos e preevem a entrega de um certificado de participação.

Para informações e inscrições, escrever para: conversazionidalsud@gmail.com. As inscrições encerram rigorosamente uma semana antes de cada evento. Será admitido um máximo de 30 pessoas em cada encontro. Posteriormente, o vídeo será disponibilizado nos canais YouTube das instituições promotoras.

E-mail contato: conversazionedalsud@gmail.com
Organizador(a/es/as): Unipratesi
Local do Evento: YouTube
Data Início: 22/02/2021
Data Fim: 22/03/2021
Anexo informações complementares: 2021_1612108948.pdf