EVENTOS

Lançamento do site "Dario Fo e Franca Rame: Espaço Virtual" e II Colóquio de Tradução de Teatro

O Grupo de Tradução de Teatro (CNPq/UFMG), em parceria com a Faculdade de Letras e o Porgrama de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, realiza o II Colóquio de Tradução de Teatro, nos dias de 22 a 25 de março 2021.
O que nos levou à realização deste evento, entre outros, “a situação da pandemia [que] dizimou o espetáculo ao vivo. Resta-nos refletir sobre o poder do texto teatral, suas especificidades, a potência da voz e do ritmo de emissão de um texto, recursos eficazes para enfrentar e ultrapassar confinamentos.” (https://coloquiogtt.wordpress.com/justificativa/).

Totalmente online, o evento é realizado no canal do GTT no YouTube, e conta com a participação de convidados nacionais e internacionais, docentes, pesquisadores, atrizes e atores, dramaturgos e tradutoras e com trabalhos de estudantes de pós-graduação sobre Teatro e Tradução de Teatro.

A maioria das contribuições – entre elas leituras performáticas de traduções realizadas - foi gravada e será disponibilizada a partir da abertura, dia 22 de março, às 17h00, durante uma live com a palestra da Profa. Maria de Fátima Sousa e Silva (UC). Outras atividades síncronas estão previstas para a tarde do dia 25: uma mesa-redonda aberta para um debate com os convidados e participantes (15h00), seguida pela palestra de encerramento do Prof. Marcus Mota (UnB).

O dia 23 será dedicado também ao lançamento do site Dario Fo e Franca Rame: Espaço Virtual, fruto de um projeto de pesquisa vinculado ao GTT, e que contará com entrevistas e apresentações de convidados do Brasil e de outros países ligados, de alguma forma, ao mundo do teatro dos dois atores-autores italianos.

Na modalidade on-line, com atividades síncronas e assíncronas, foram reservados dois dias para interação com diálogo imediato e três dias de exibição de palestras, comunicações e performances transmitidas intermitentemente em fluxo estável.

Buscamos, portanto, discutir, refletir e provocar debates acerca da situação e estado da arte em tempos de pandemia. Prevemos dois fóruns abertos, múltiplos e diversificados e três dias de reflexão apartada, em isolamento.

O evento conta com o apoio de duas editoras de Belo Horizonte, a Editora Javali e a Relicário Edições, com promoções especiais na acquisição de livros durante o evento.

Maiores informações sobre programação e certificados para ouvintes: https://coloquiogtt.wordpress.com/


Comissão organizadora

Aline Pereira Silva (UFMG)
Amanda Bruno de Mello (UFMG)
Assis Benevenuto Vidigal (UFMG)
Ana Fatorelli (UFMG)
Anna Palma (UFMG)
Raíssa Palma de Souza Silva
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)

Site: https://coloquiogtt.wordpress.com/
E-mail contato: gtteatroetraducao@gmail.com
Organizador(a/es/as): Faculdade de Letras da UFMG
Local do Evento: https://www.youtube.com/channel/UCaJvUIjHWngDdbTO_2H92wA
Data Início: 22/03/2021
Data Fim: 25/03/2021