EVENTOS

Da página ao prato: comida na literatura italiana

A presença da comida na literatura, por meio de seu caráter simbólico e matérico, é chave de acesso a códigos culturais profundamente arraigados nas crenças e valores das sociedades.
O intuito do curso é o de proporcionar uma leitura crítica literária de seu protagonismo histórico, em que possamos expandir nosso entendimento para além dos fogões; a comida enquanto dado político e cultural.
Os conteúdos das quatro aulas delimitam marcantes momentos da cultura italiana: a ritualística da comensalidade da Roma Imperial presente em Satyricon, de Petronio, e no receituário de Apicio; os
relatos do comer e beber de ‘outros mundos’, no Il milione, de Marco Polo; a gastronomia do período da Unificação da Itália presente em Il gattopardo, de Lampedusa, e em La Scienza in cucina
e L’Arte di mangiar bene, de Pellegrino Artusi; e a relação crítica com a alimentação na Modernidade apresentada em Palomar, de Italo Calvino.

As inscrições foram prorrogadas até 10/07

 

Isabella Callia

Italianista, ministra cursos em Língua e Cultura Italianas e em História e Cultura da Alimentação. É membro do comitê científico internacional da publicação Koiné (Università di Bologna). Nos últimos anos dedica-se ao estudo da comensalidade em obras literárias e na arte. Atualmente é doutoranda no Departamento de Letras Modernas, em Literatura e Cultura Italianas, pela Letras FFLCH/USP, e bolsista CAPES, debruçando-se sobre o canônico manual e receituário oitocentista de Pellegrino Artusi, sob os prismas da antropológico e da literatura comparada. Seus estudos investigam principalmente o vínculo entre a comensalidade e a noção de identidade, também por meio da tríade mito-rito-comida. É coordenadora do núcleo “Tradições e Culinária”, na Areté Centro de Estudos Helênicos (SP), do Grupo de Estudos 'Os sentidos como alimento' (GEOSCA), e é guia especialista da Latitudes Viagens de Conhecimento.

 

Site: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/da-pgina-ao-prato-comida-e-literatura-italiana
E-mail contato: caionunes@casadasrosas.org.br
Organizador(a/es/as): Casa das Rosas
Local do Evento: digital/Casa das Rosas
Data Início: 01/07/2021
Data Fim: 20/07/2021