EVENTOS

Evento em São Paulo: Cine Clube Diversidade e Inclusão traz “Trem da Utopia”

Data: 6 de agosto

Horário: 19h (presencial)

Local: Unibes Cultural

Live traz a diretora, Beth Sá Freire, do longa para falar de toda a sua experiência e objetivo ao tratar de um tema que chama a atenção por uma nova perspectiva com tom reflexivo.

O filme faz um questionamento: o que os filhos e netos dos imigrantes italianos sabem sobre o lugar de onde seus avós estavam saindo? O que o Brasil atual pode aprender com a Itália do Fascismo e da Unidade?

Sinopse do filme

A dignidade é um bom motivo para lutar ou para se ir embora? Um professor de coral em viagem a uma São Paulo surreal, que de vez em quando se transforma em cidade italiana, usando a música e a letra como meio de transporte para atravessar histórias nacionais, mas ainda assim íntimas. Questões do passado e do presente em dois países – Itália e Brasil – que compartilham muitas semelhanças e compartilham ainda uma relação distorcida com sua memória nacional. Utopia é um não lugar, é ideal para se viver e sonhar, para assumir como suas as lembranças do outro. São 8 milhões de pessoas com sobrenome italiano, vivendo em São Paulo e a maioria delas possui histórias de vida repletas de Itália e de indagações.

 

Beth Sá Freire

Desde 2001, atua como Diretora-Adjunta do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, responsável e curadora dos seus programas especiais, que envolvem retrospectivas, homenagens, apresentação de mostras provenientes do exterior como Semana da Crítica de Cannes e , também a Quinzena dos Realizadores.

Consultora do Festival de Oberhausen e Colaborada da Semana da Crítica de Cannes.

Funcionou como Curadora do FIM- Festival Internacional de Mulheres, realizado em São Paulo, em julho de 2018.

Compôs diversos grupos de seleção de projetos para Editais da Petrobras, Ministério da Cultura, Secretária Estadual de Cultura de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atuou como membro do júri em mais de 50 festivais de cinema no Brasil e no Exterior, como Berlinale, Short Shorts, Zinebi, Wintherthur, Minimalen e outros.

Filmando o seu primeiro longa-metragem o documentário “Trem da Utopia”, uma co-produção Brasil Itália.

Site: https://unibescultural.org.br/eventos/cine-clube-diversidade-e-inclusao-traz-trem-da-utopia/
Organizador(a/es/as): Unibes Cultural
Local do Evento: Unibes Cultural
Data Início: 06/08/2022
Data Fim: 06/08/2022