PUBLICAÇÕES

O italiano da cultura e da arte, mas não somente!

Com o propósito de destacar as riquezas culturais e artísticas da Itália e muito mais, a Associação Brasileira dos Professores de Italiano propôs “O italiano da cultura e da arte, mas não somente” como tema do seu XV Congresso Internacional. Esse congresso foi realizado em 2013 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na gestão da Professora Lucia Sgobaro Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), presidente da entidade de 2011 a 2015. O congresso teve expressiva participação de professores e pesquisadores em italianística das diversas universidades brasileiras e do exterior. Surgiu então a ideia de publicar em um livro os textos das conferências e das apresentações dos participantes que assim o quisessem, não sem antes submeter o material ao crivo da comissão científica do evento e de mais uma comissão, designada ad hoc.

O tema proposto procurava ressaltar a contribuição cultural e artística da Itália para o mundo. Os trabalhos apresentados na ocasião lembraram os 700 anos do nascimento de Giovanni Boccaccio (um dos maiores escritores em língua italiana e impulsionador da unidade linguística na Itália), os 500 anos da publicação do Príncipe, de Niccolò Machiavelli (considerado o pai da moderna ciência política), e os 200 anos do nascimento de Giuseppe Verdi (um dos maiores musicistas italianos, cuja produção foi extremamente significativa no momento da unificação da Itália). Foram também lembrados muitos outros expoentes da literatura, do teatro e do cinema italiano. Cultura, arte, mas não somente. Como é de costume em todos os encontros da ABPI, trabalhos ligados à tradução, a literaturas comparadas, à análise da língua italiana, ao ensino e à aprendizagem do italiano como LE e à interculturalidade também estiveram presentes, confirmando a variedade de âmbitos nos quais os italianistas do Brasil e do mundo trabalham.

Dezesseis textos compõem este livro, que foi dividido em duas partes, sendo a primeira destinada aos estudos literários e de tradução, enquanto a segunda é dedicada aos artigos em torno da língua italiana, do seu ensino e da interculturalidade, principalmente entre o Brasil e a Itália.

 

Tipo de Publicação: Livro
Ano Publicação: 2018
Autor: ZANETTE, L. S. (Org.) ; FREITAS, P. G. (Org.)