NOTÍCIAS

Primeira edição no exterior do Concurso de educação ambiental "Ambarabà Ricicloclò"

Está aberta a inscrição de escolas italianas de ensino fundamental, paritárias e não paritárias, no exterior, para o Conscurso "Ambaraba' Ricicloclo' - Da cosa nasce cosa" sobre o tema educação ambiental e reciclagem. A iniciativa é promovida pelo Consorzio Nazionale per il riciclo dell'acciaio RICREA, pela revista de literatura infantil Andersen, com o patrocínio do Ministério do Meio Ambiente e com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional para a organização da primeira edição dirigida a escolas italianas no exterior. A iniciativa faz parte das atividades de sensibilização para a questão da sustentabilidade ambiental, promovidas pela DGSP.

O concurso, que já está na sua oitava edição, este ano, pela primeira vez, envolve também escolas italianas no exterior, com uma edição especial dedicada. O concurso tem como objetivo sensibilizar os mais novos para os temas da recuperação e reciclagem de recursos. Como se sabe, a partir deste ano letivo, a educação ambiental, no âmbito mais amplo da educação cívica, foi oficialmente reconhecida como disciplina curricular obrigatória, constituindo parte integrante da oferta educativa das escolas italianas também em território estrangeiro. A iniciativa insere-se, portanto, num contexto de ações educativas que visam a divulgação de boas práticas como ferramenta de constituição da identidade cultural, contribuindo para a divulgação de questões globais.

O projeto pedagógico da iniciativa, dirigido a alunos do ensino básico, baseia-se na descoberta de fórmulas linguísticas e jogos de palavras para descrever de forma criativa o ciclo de vida das embalagens de aço. Os alunos são chamados a refletir e trabalhar a língua italiana e a possível reutilização imaginativa do material linguístico, uma metáfora para a própria reciclagem. Através desta fórmula original, o projeto combina uma reflexão sobre as questões ambientais com o estudo da língua italiana. Esta edição do concurso é dedicada à invenção de provérbios e expressões idiomáticas e convida os alunos a aproveitarem a tradição cultural italiana e estrangeira.

O Edital e o Almanaque, apostila e ferramenta de apoio aos professores, assim como as fichas de inscrição e submissão dos projetos, estão disponíveis no site: https://www.ricreaedu.org/ricrea-edu-mondo/ambaraba-mondo/. As turmas interessadas podem aderir inscrevendo-se até 26 de março de 2021. As obras podem ser entregues até 30 de abril de 2021. As 3 primeiras turmas vencedoras receberão um prémio em livros no valor de € 200,00.

Para mais informações, entre em contato com a Dra. Raffaela Giampaola do Ufficio V della DGSP  (raffaella.giampaola@esteri.it).