NOTÍCIAS

Lançamento do site "O amor que move o mundo"

“O amor que move o sol e as outras estrelas”
“L’amor che move il sole e l’altre stele”

Dante Alighieri, Paraíso, Canto XXXIII

Oano de 2021 recorda os 700 anos da morte de Dante Alighieri e, no mundo inteiro, as homenagens ao poeta tomam a forma de leituras, encenações, música, vídeos, exposições, seminários e encontros sobre a sua obra. “O amor que move o sol e as outras estrelas” é o verso que encerra o último canto da terceira parte de sua obra-prima, A Divina Comédia, referência ímpar e primordial não só da língua italiana, mas de toda a história da poesia mundial. 

O site O Amor que Move o Mundo é uma plataforma para a divulgação de eventos e criações artísticas conectadas pelo tema que moveu e inspirou não só sua existência, assim como a maior parte de suas poesias: o Amor. Movido pelo amor por Beatriz, sua musa inspiradora, em sua Divina Comédia Dante percorre um mundo situado no além, percorrendo, em uma longa viagem que se inicia com a travessia de uma selva escura, o Inferno, o Purgatório e chegando ao Paraíso. Nossa ideia se inspira nessa longa viagem movida pelo amor, nos encontros e reflexões que cabem em um longo percurso e se propõe a traçar paralelos entre a profunda carga poética original e as epifanias da vida cotidiana.

Com início no Dantedi, 25 de março – data escolhida para homenagear o poeta Dante Alighieri no mundo inteiro e tida como o dia em que ele começou a redigir A Divina Comédia, o site trará novidades ao longo do ano inteiro. Com conteúdos que contextualizam histórica, poética e esteticamente a pertinência de retornar e aprofundar a leitura da poesia de Dante, seu poder simbólico, sua potência filosófica e imagética, fazemos uma homenagem à palavra e ao sentido ontológico da viagem, da travessia, dos corajosos cruzamentos de fronteiras, enfrentamentos de medos e a certeza neste eterno mote, que nos move: o amor. 

Texto informado pelo site

newsletter portale 2.2