NOTÍCIAS

mostra “Dante 700 anni: gli occhi di Beatrice”

Por ocasião da 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo, a Câmara dos Deputados do Brasil e a Embaixada da Itália inauguraram no dia 19 de outubro de 2021 a exposição "Dante 700 anos: os olhos de Beatriz", no 700° aniversário da morte do Sumo Poeta, pai da língua e pilar da identidade cultural italiana.

O objetivo da exposição, com curadoria do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Prof. Marco Lucchesi, é recuperar a beleza profunda da obra de Dante, sem perder sua atualidade, colocando-a nos prestigiados espaços expositivos do Salão Negro, compartilhados no Congresso pelo Senado e pela Câmara.

O evento, fruto da iniciativa e do interesse do Deputado Federal Enrico Misasi, e do apoio concreto, além daquele da Embaixada, de grupos empresariais brasileiros e italianos (Colégio Dante Alighieri, Grupo Comolatti, Enel Brasil, Leonardo Brasil, Tim Brasil), oferece ao público a oportunidade de aprender mais sobre a figura de Dante e sua obra mais importante e mais conhecida no mundo, a "Divina Comédia", com particular atenção às referências e influências em português da obra de Dante na literatura e cultura brasileira.

O espectador tem a oportunidade de empreender uma viagem, como fez o poeta, através dos três reinos da Divina Comédia - inferno, purgatório e paraíso - entrando no universo cosmológico e simbólico da obra de Dante. Será possível redescobrir o legado de Dante no Brasil, inclusive no Carnaval do Rio, nas propostas teatrais e na política brasileira dos últimos dois séculos.

Por ocasião da inauguração, o Embaixador Francesco Azzarello doou, em nome do Governo italiano, uma preciosa e valiosa reprodução da Divina Comédia à Biblioteca do Congresso. “A exposição pretende ser também uma celebração das relações bilaterais - afirma o Embaixador - significativamente no templo da democracia, o Parlamento, bem como uma homenagem simbólica à enorme contribuição e à forte presença dos italianos no Brasil, à qual foi recentemente acrescentada uma importante comunidade brasileira na Itália”.

 

Serviço

Exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”

Data: de 20 de outubro a 17 de dezembro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: Segundas, quintas e sextas: das 9h às 17h, para o público em geral, mediante prévio agendamento pelo telefone +55 (61) 3216-1770/3216-1771/3216-1772 

Terças e quartas: das 9h às 17h, para o público interno do Congresso Nacional

Entrada gratuita