NOTÍCIAS

UFSC abre concurso para professor efetivo na área de Italiano

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o concurso público regido pelo Edital nº 087/2021/DDP, que visa o provimento de 43 (quarenta e três) vagas para o cargo de Professor da carreira do Magistério Superior para os vários Campi da UFSC. Uma das vagas é para a área de Letras/Línguas Estrangeiras Modernas (Italiano), em regime de Dedicação Exclusiva. 

As inscrições ocorrerão no período de 02/12/2021 à 13/01/2022.

A UFSC não realizará análise dos títulos dos candidatos para comprovação de requisitos para posse no cargo, neste momento. A análise ocorrerá somente após nomeação do candidato aprovado.

Acompanhe os detalhes no seguinte link

 

Campo de Conhecimento: Letras/Línguas Estrangeiras Modernas (Italiano):

1. As relações entre língua, cultura e identidade no ensino-aprendizagem de italiano no Brasil; 2. Políticas linguísticas e ensino do italiano no Brasil; 3. A perspectiva decolonial no ensino de italiano em contexto brasileiro; 4. Questões de gênero e o sexismo na língua italiana; 5. Recursos midiáticos e ensino-aprendizagem de italiano no Brasil; 6. As relações entre dialetos italianos e língua italiana na contemporaneidade; 7. Variações diatópicas e diastráticas na Itália contemporânea; 8. O ensino do sistema pronominal italiano para o público brasileiro; 9. Fonética e fonologia do
italiano: aspectos relevantes no ensino a falantes de português-brasileiro; 10. Teoria e prática da tradução no ensino-aprendizagem de italiano.
Observação: Todas as provas serão realizadas em língua italiana.