NOTÍCIAS

Nota de repúdio ao fechamento de cursos de pós-graduação

As Associações da Área de Letras e Linguística vêm a público manifestar seu repúdio ao fechamento massivo de cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, anunciado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Sob a alegação de reestruturação financeira da universidade, a decisão unilateral da instituição resultará no final das atividades de programas de pósgraduação com décadas de existência, qualidade reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tradição na formação de pesquisadores.

Dentre os cursos que serão descontinuados, estão o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Trata-se de um programa com mais de 20 anos de atuação, com nota 5 na última avaliação da CAPES, responsável pela formação de mestres e doutores em atuação em diversas instituições de ensino e pesquisa no país, e que reúne docentes e pesquisadores com alta qualificação na área.

A descontinuidade dos cursos oferecidos pelos programas de pós-graduação dessa instituição representa uma perda não somente para os pesquisadores, e os mestres e doutores em formação na Unisinos, mas para a prática científica e a produção do conhecimento no Brasil, uma vez que muitas das pesquisas desenvolvidas ao longo desses anos naquela instituição receberam financiamento de recursos públicos oriundos de bolsas e auxílios.

Registramos a nossa solidariedade a docentes, pesquisadores, discentes e funcionários da Unisinos, e conclamamos a comunidade científica e toda a sociedade a se juntar à luta pela valorização da ciência e pelo fim da precarização dos trabalhos em educação e produção do conhecimento em nosso país.

22 de julho de 2022.

Associação Brasileira de Hispanistas (ABH)
Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)
Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)
Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC)
Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP)
Associação Brasileira dos Professores de Italiano (IBPI)
Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)
Federação Brasileira dos Professores de Francês (FBPF)
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE)