NOTÍCIAS

NOTA DE APOIO À NOMEAÇÃO DE EMMANUEL TOURINHO PARA A REITORIA DA UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), maior universidade da Região Norte do país, com 51 mil alunos, está sem reitor titular desde o dia 22 de setembro deste ano, quando finalizou o mandato do antigo gestor, Emmanuel Tourinho, reeleito com uma porcentagem de 92,7% dos votos para o mandato 2020-2024.

Temos conhecimento de que o processo de nomeação do reitor da UFPA encontra-se na Secretaria de Ensino Superior (SESU) do MEC. No entanto, até o momento, o Ministério da Educação não nomeou o reitor desta instituição, uma das mais importantes do país. Com base nessa informação, as Associações Brasileiras da área de Letras ombreiam-se aos 16.963 votos que elegeram Emmanuel Tourinho e pedem a nomeação imediata do Reitor da UFPA, repudiando qualquer forma de intervenção na Instituição, para que assim seja mantida a autonomia universitária, garantida na Constituição Brasileira.

Associação Brasileira de Linguística – Abralin
Associação Brasileira De Professores De Língua Inglesa Da Rede Federal De Ensino Básico, Técnico E Tecnológico – Abralitec
Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa – ABRAPLIP
Associação Brasileira dos Professores de Italiano – ABPI
Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL
Associação de Linguística Aplicada do Brasil – Alab
Federacao Brasileira dos Professores de Francês – FBPF