Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Imparare e insegnare l’italiano: dalla multi/pluriculturalità all’interculturalità

PROPONENTES:

Elisabetta Santoro (USP) - esantoro@usp.br

Paula Garcia de Freitas (UFPR) - paulifreitas@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O DESAFIO DE ELABORAR E MINISTRAR O CICLO DE ENCONTROS “ITALIANO PARA TURISMO” NO FORMATO DE ENSINO REMOTO

Claudia Astorino (docente UFSCar)

Em abril de 2020, os professores da UFSCar foram estimulados a propor atividades culturais enquanto aguardavam definições quanto ao prosseguimento das aulas em tempos de pandemia. Propôs-se, portanto, um ciclo de encontros virtuais, intitulado “Italiano para Turismo”, constituído de oito semanas, totalizando 32 horas de aulas. Objetivava: reforçar o sentimento de pertença dos discentes do Curso de Bacharelado em Turismo da UFSCar, de modo a evitar a evasão; apresentar uma introdução a uma língua que não integra o currículo do referido curso, embora a disciplina optativa “Italiano Instrumental para Turismo” tivesse sido ofertada três vezes, entre 2008 e 2014; discutir léxico e termos do Turismo, a partir de estudos sobre línguas especializadas de Barbosa (2009) e Giovanardi (2012) e, ainda, apresentar elementos da cultura italiana, que constituem fatores de atração para turistas, como arquitetura, arte, música, culinária. O meio digital utilizado foi o Facebook, no qual se criou um grupo privado para os encontros virtuais, de forma que os discentes pudessem ter acesso ao conteúdo e interagir com docentes e colegas por meio de notebooks, tablets ou celulares. O método - um híbrido entre abordagem instrumental e comunicativa - consistiu em apresentar conteúdo inédito, composto por diálogos em situações de turismo (com base nos estudos de Beni, 2003), noções de gramática, elementos de cultura e de interculturalidade, e exercícios. Os resultados foram satisfatórios e, no primeiro semestre de 2021, a experiência se repetiu, formalizada como uma disciplina optativa do sistema ENPE. No presente evento, serão discutidos os recursos e as soluções encontradas para a concretização da proposta aqui relatada.

PALAVRAS-CHAVE: Italiano para Turismo; Diálogos; Cultura e Interculturalidade; Léxico e Termos

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Maria Aparecida. Terminologia Aplicada: Percursos Interdisciplinares. In: Polifonia, n. 17. Cuiabá: EDUFMT, 2009.

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

GIOVANARDI, Claudio. Linguaggi Settoriali. In: <www.treccani.it/enciclopedia/linguaggi-settoriali_(Ecciclopedia Italiana)>. Acesso em 23/06/2012.