Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Imparare e insegnare l’italiano: dalla multi/pluriculturalità all’interculturalità

PROPONENTES:

Elisabetta Santoro (USP) - esantoro@usp.br

Paula Garcia de Freitas (UFPR) - paulifreitas@hotmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA ITALIANAS NO BRASIL: UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA ATRAVESSA A IGUALDADE DE GÊNERO

Raphaele de Oliveira Lyszy Barbosa (graduanda UFRJ/CNPq)
Annita Gullo (docente UFRJ)

O presente trabalho divulga o curso da segunda fase da pesquisa orientada pela professora Annita Gullo, e está vinculada ao projeto “A língua italiana: do mito da língua standard à língua contemporânea”, do setor de Letras Italianas do departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Educação de qualidade, igualdade de gênero e redução das desigualdades são três dos dezessete objetivos, promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de desenvolvimento sustentável para transformar o mundo.

A partir deste tripé, defendemos que uma promoção da linguagem de gênero no processo de ensino-aprendizagem da língua italiana no Brasil é de suma importância. Para tal, entendemos que o compartilhamento das discussões linguísticas presentes nos dois países se alicerça no fomento de uma linguística aplicada transgressora (LANDULFO, 2019), capaz de favorecer uma educação linguística intercultural e com equidade.

A intenção desta proposta é apresentar a discussão teórica (BERRUTO, 1994; GHENO, 2021) e das sociedades italiana e brasileira (através da rede social Instagram) sobre a igualdade de gênero na língua para, em seguida, defender a apresentação dessa discussão na sala de aula de língua italiana como língua estrangeira.

Por fim, propomos possíveis abordagens da linguagem de gênero (apresentação do tema e materiais didáticos) dentro da sala de aula de língua e cultura italianas no Brasil, que seja capaz de reduzir as desigualdades e de promover uma educação inclusiva de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: italiano contemporâneo, sociolinguística, linguística aplicada, interculturalidade, ensino-aprendizagem de língua estrangeira

REFERÊNCIAS:

BERRUTO, G. Sociolinguistica dell'italiano contemporaneo. Roma: La Nuova Italia, 1994.

GHENO, Vera. Verso l’inclusività linguistica e oltre. Zanichelli Editore. 2021

LANDULFO, C. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano UERJ, Vol. 10 no 2, 2019. p. 97-115.
United Nations Development Programme. The SDGS in action. Disponível em: https://www.undp.org/sustainable-development-goals.

SCIUTO, Cinzia. Gheno: “Lo schwa è un esperimento. E sperimentare con la lingua non è vietato”. MicroMega. 2021.