Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

As dobraturas poéticas de Dante em D'Annunzio

PROPONENTES:

Flora De Paoli Faria (UFRJ) - paolif@letras.ufrrj.br

Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ) - fernandagerbis@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A PRESENÇA DE DANTE EM LE VERGINI DELLE ROCCE DE GABRIELE D’ANNUNZIO

Cecília Justen de Souza (UFRJ)

A presença do florentino Dante Alighieri (1265-1321) nas obras do poeta italiano Gabriele D’Annunzio (1863-1938) é constante e explícita em suas diversas produções artísticas e, em particular, no romance Le vergini delle rocce (1895). É no personagem Claudio Cantelmo que se destacam todas as qualidades dantescas que D’Annunzio tanto admirava. Desde a escolha por um vocabulário rebuscado (PRAZ, 1996) até os aspectos da personalidade dannunziana, ao se denominar um pai moderno da língua italiana (OLIVA, 1992), Dante surge como alguém a quem D’Annunzio deve superar. É o que ocorre com a particularidade histórica dentro da temática do superuomo (BATTAGLIA, 1993), onde o poeta pescarese atribui a essa construção aspectos ligados não só a linguagem como também a relação de Dante com sua musa Beatrice (COSTA, 1999). Nesta obra, o enredo se desenvolve a partir da pretensão do personagem em escolher uma mulher, idealizada e escolhida por ele, para gerar um filho que será o novo rei de Roma. D’Annunzio, nesse romance, busca recuperar a essência do período Romano e do Renascimento, as glórias de Dante Alighieri. Assim, o romance se passa em meio ao Risorgimento italiano, onde D’Annunzio, através de Cantelmo, propõe uma nova Roma, sendo ela o centro universal deste Império que se anuncia.

PALAVRAS-CHAVE: Gabriele D’Annunzio, Dante Alighieri, Superuomo

REFERÊNCIAS:

BATTAGLIA, L. Un superuomo troppo umano. In: PERFETTI, F. (org.) D’Annunzio e il suo tempo. Un bilancio critico. Genova: SAGEP editrice, 1993, p. 97-114.

COSTA, Simona. D'Annunzio e Dante. In: Terre, citta? e paesi nella vita e nell'arte di Gabriele D'Annunzio. II-III, La Toscana, l'Emilia-Romagna, l'Umbria e la Francia. Pescara: Edizioni del Centro nazionale di Studi dannunziani, 1999.

OLIVA, G. D’Annunzio e la poetica dell’invenzione. Milão:Gruppo Ugo Mursia Editore, 1992.

PRAZ, M. D’Annunzio e l’amor sensual della parola.In: ______.La carne, la morte e il diavolo. Milão: Mondadori, 1996. Páginas 399-449.