Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

As dobraturas poéticas de Dante em D'Annunzio

PROPONENTES:

Flora De Paoli Faria (UFRJ) - paolif@letras.ufrrj.br

Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ) - fernandagerbis@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O MITO DE GLAUCO INTERMEDIADO POR DANTE NA POESIA DANNNUNZIANA

Fabiana Angelim Machado (UFRJ)

O reexame da produção multifacetada de Gabriele D’Annunzio (1863-1939), que segundo BINNI (1988) é considerado o representante máximo do decadentismo italiano, principalmente devido a sua grande capacidade de atualizar mitos clássicos, ressignificando-os por meio de uma nova perspectiva plástica. Dessa maneira, partindo da leitura do mito de Glauco, examinaremos a sua readequação, presente em Alcyone (1903). Acreditamos que esta reapropriação tenha sido fundamentada por D’Annunzio na leitura de Dante, principalmente na La Divina Commedia (1472), no canto XII de Purgatorio e no canto I de Paradiso, onde o poeta fiorentino faz alusão ao mito de Glauco. Dessa forma, é possível verificar que o próprio Dante herdou este mito da obra de Ovídio (43 a.C.-17 d.C.), mais precisamente em sua obra Metamorfoses (8 d.C.). A leitura das obras de Ovídio, Dante e D’Annunzio nos auxiliarão a identificar as principais transformações na reconstrução desse mito na obra dannunziana, destacando os diferentes níveis de apropriação registrados nos três autores em tela (COSTA, 1999). Na poesia latina, acreditamos que a metamorfose é apresentada como uma transição de um homem comum para um ser marinho. Em Dante, essa metamorfose aparece como um ato libertador. Já em D’Annunzio, que absorve as duas propostas, a metamorfose se destaca pelo transformação daquele homem comum e liberto em um ser imortal, um híbrido, nem homem e nem deus.

PALAVRAS-CHAVE: Dante Alighieri; Gabriele D’Annunzio; Divina Commedia; Alcyone

REFERÊNCIAS:

ALIGHIERI, Dante. Divina Commedia. Tutte le opere. Roma: Newton Compton Editori, 2007.

BINNI, W. La poetica del decadentismo. Roma: Santoni Editore, 1988.

COSTA, Simona. D'Annunzio e Dante. In: Terre, citta? e paesi nella vita e nell'arte di Gabriele D'Annunzio. II-III, La Toscana, l'Emilia-Romagna, l'Umbria e la Francia. Pescara: Edizioni del Centro nazionale di Studi dannunziani, 1999.

D’ANNUNZIO. G. Laudi del cielo del mare della terra e degli eroi, Libro III, Alcyone. In: OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução de Domingos Lucas Dias. São Paulo: Editora 34, 2017.