Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Vozes femininas decolonizadoras

PROPONENTES:

Tatiana Fantinatti (UFBA) - tatianafantinatti@gmail.com

Leonardo Vianna (UFRJ) - leonardoviannads@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

OIZA QUEENS DAY OBASUYI: LEITURAS COMO UMA PROPOSTA DECOLONIAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA ITALIANA

Alice Negreiros (UFBA)

Este pôster apresenta a obra Corpi Estranei da escritora Oiza Queens Day Obasuyi, como parte de uma pesquisa em desenvolvimento cujo título é Escritoras afro-italianas e uma proposta decolonial para o ensino da língua italiana, sob a coordenação da prof.a. Dra. Cristiane Landulfo e do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação da Prof.a Dra. Paula Garcia de Freitas (DELEM-UFPR). Este trabalho tem o objetivo de pensar uma Educação Linguística em língua italiana (LI) que possibilite o desenvolvimento do pensamento decolonial das/dos aprendizes através das obras literárias das escritoras afrodescendentes que narram e contam as suas histórias e de seus países de origem. A escolha das obras dessas escritoras se deu porque todas são de origem africana, escrevem em LI e, sobretudo, porque são muitas as temáticas que podem ser elencadas e debatidas a partir da leitura dos livros das referidas autoras, como o tema do colonialismo italiano na África. Desse modo, em meio a pandemia, na tentativa de unir forças com o Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro (NELIB/CnPq) – e o projeto Meninas e mulheres nas Ciências e nas Humanidades (UFPR) e na impossibilidade de ir até as escolas, serão ministradas oficinas de leituras para apresentar ao público brasileiro a literatura italiana realizada por essas autoras que abordam temas como a realidade e vivência de pessoas negras e imigrantes na Itália, bem como a discriminação e o racismo. Cada bolsista fará a leitura e a análise de livros que se encaixam nos temas previamente mencionados e ficará responsável por conduzir um encontro (virtual) de duas horas. No livro Corpi Estranei (OBASUYI, 2020), a escritora aborda a experiencia de uma mulher negra de origem africana vivendo na Itália e, juntamente com sua história expõe um  sistema de exclusão social e discriminação que a população negra e imigrante vive. A fim de denunciar as políticas da Itália, Obasuyi traz inúmeros exemplos de discriminação em diferentes esferas econômicas e sociopolíticas dentro do país. Considerando a importância da pluralização do ensino de língua italiana e a necessidade de incluir vozes de comunidades que por muitas vezes são negligenciadas (LANDULFO, 2019), este resumo tem como objetivo apresentar a voz da escritora Oiza Q. Obasuyi sobre esse assunto tão importante a atual na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino da língua italiana, Afroitalianismo, Decolonialidade

REFERÊNCIAS:

LANDULFO, C. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano UERJ, Vol. 10 no 2, 2019. p. 97-115.

OBASUYI, Oiza. Corpi Estranei. People, 2020.