Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Vozes femininas decolonizadoras

PROPONENTES:

Tatiana Fantinatti (UFBA) - tatianafantinatti@gmail.com

Leonardo Vianna (UFRJ) - leonardoviannads@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

SPERANZA DAL SUD: AS “ESCREVIVÊNCIAS” DE ELISA KIDANÉ PARA UMA PROPOSTA DECOLONIAL

Mylena Alves de Assis (UFBA)

Esse pôster tem o propósito de fazer um recorte da pesquisa de PIBIC intitulada: Escritoras ítalo-africanas e o ensino decolonial da língua italiana: Um Olhar para as vozes do Sul. Este trabalho se insere na área da Linguística Aplicada (LA), compreendida como um campo de estudos indisciplinar (MOITA LOPES, 2006, 2019, fronteiriço (KLEIMAN,2013) e suleado (MATOS e SILVA JÚNIOR, 2019). Portanto, dialogamos com diferentes áreas do conhecimento. O nosso objetivo é propiciar o diálogo Sul-Sul, possibilitar a decolonização do pensamento, ler e conhecer escritoras de origem africana que escrevem em língua italiana e elaborar materiais didáticos que possibilitem o desenvolvimento de uma Educação Linguística em língua italiana por uma por uma perspectiva decolonial. Por meio do diálogo com as escritoras afrodescendentes que escrevem em língua italiana, verificamos a importância de ecoar essas vozes, dentre essas, a voz da escritora e poeta eritreense, Elisa Kidané. Em seu livro intitulado “Africa Nostra Madre Terra”, verificamos a possibilidade do encontro com a África e com as mulheres africanas; o repensar da emigração e a compreensão da espiritualidade, já que a referida autora trata de todas essas questões. Podemos concluir, neste trabalho em desenvolvimento, conforme as próprias palavras de Kidané (2011), que “as mulheres africanas tecem a vida” e lê-las é imprescindível para oportunizarmos a decolonização do pensamento e, por conseguinte, ressignificarmos a Educação Linguística em língua italiana, por meio do conhecimento de outros marcos-civilizatórios e de outras existências e vivências.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Linguística em Língua Italiana, Decolonialidades, Escritoras afrodescendentes

REFERÊNCIAS:

MASO, Dario. Elisa Kidané. Missionari Saveriani in Italia. Disponível em: <https://www.saveriani.it/collaboratori/item/elisa-kidane>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

APELO: Prêmio Nobel da Paz 2011 para as Mulheres Africanas: Neabi – Núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas | Unisinos. Unisinos.br. Disponível em: <http://unisinos.br/blogs/neabi/2011/03/17/apelo-premio-nobel-da-paz-2011-para-as-mulheres-africanas/>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 45- 65.

KLEIMAN, A. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1ed. São Paulo: Parábola, 2013, p. 39-58.

SILVA JÚNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, UEMG, Ano 2, No. 2 (setembro/2019) Edição Especial Dossiê SULear.