Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Trânsitos e traduções pela literatura e cultura italianas

PROPONENTES:

Erica Aparecida Salatini Maffia (UFBA) - ericasalatini@gmail.com

Lucia Wataghin (USP) - luciawataghin@gmail.com

Patricia Peterle (UFSC) - patriciapeterle@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

TRADUÇÃO DE QUADRINHOS: VINCENT VAN LOVE

Aline Pereira Silva (graduanda UFMG)

O trabalho tem como objetivo apresentar o projeto da Monografia "VINCENT VAN LOVE: uma tradução em quadrinhos", orientado pela Profa. Anna Palma, que consiste na tradução, para o português brasileiro, da história em quadrinhos Vincent van Love do escultor, pintor e ilustrador italiano Ernesto Anderle. A obra, que começou como um projeto de webcomic inspirado nas cartas que Vincent van Gogh deixou ao irmão Theo, foi publicada pela editora italiana BeccoGiallo no ano de 2019. A editora autorizou a autora do presente trabalho a realizar a tradução da obra como parte integrante de sua Monografia. Como referencial teórico de base para a tradução estão sendo utilizados os livros: A tradução de quadrinhos no Brasil: princípios, práticas e perspectiva (HANNA; SILVA-REIS, 2020), que oferece um material bem variado de referências sobre os aspectos que permeiam o campo das traduções das HQ no país; Desvendando os quadrinhos (MCCLOUD, 1995), que utiliza a própria linguagem dos quadrinhos para explicar, em modo leve e descontraído, a nomenclatura técnica utilizada no gênero literário; e Cartas a Théo (GOGH, 2010), que apresenta uma síntese sobre a vida do pintor holandês e traduz, para o português brasileiro, mais de 200 das cartas que Vincent trocou com seus irmãos durante a sua vida.

PALAVRAS-CHAVE: Tradução De Quadrinhos, Vincent Van Love, Vincent Van Gogh, Tradução Cultural

REFERÊNCIAS:

ANDERLE, Ernesto. Vincent van Love. Padova: BeccoGiallo, 2019.

GOGH, Vincent van. Cartas a Théo. Tradução de Pierre Ruprecht. Porto Alegre: L&PM, 2010

HANNA, Kátia; SILVA-REIS, Dennys (org.). A tradução de quadrinhos no Brasil: princípios, práticas e perspectivas. São Paulo: Lexikos Editora, 2020.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Tradução de Helcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books, 1995