Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Trânsitos e traduções pela literatura e cultura italianas

PROPONENTES:

Erica Aparecida Salatini Maffia (UFBA) - ericasalatini@gmail.com

Lucia Wataghin (USP) - luciawataghin@gmail.com

Patricia Peterle (UFSC) - patriciapeterle@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A RECEPÇÃO DA TRADUÇÃO DE I PROMESSI SPOSI POR FRANCISCO DEGANI (2012)

Antonio Marcio Ataide (docente UNIOESTE)

No ano de 2012 a editora paulista Nova Alexandria traz ao público a sexta tradução em terras brasileiras de I promessi sposi, de Alessandro Manzoni (1785 – 1873), realizada por Francisco Degani. Degani, que já havia traduzido, dentre outras obras, Il fu Mattia Pascal, é o primeiro a traduzir, no Brasil, o apêndice La storia della colonna infame. Na conturbada história das traduções de Os noivos no Brasil, Degani é o terceiro a traduzir integralmente os 38 capítulos da história de Renzo e Lucia, trabalho que mereceu da Editora Nova Alexandria uma edição muito cuidadosa e atenta à diversos detalhes. Publicação que não passou despercebida, vencendo o prêmio Paulo Rónai e sendo indicada ao prêmio Jabuti, ambos no ano de lançamento. A tradução de Degani estimulou a escrita de diversos trabalhos, desde o prefácio de Aurora Fornoni Bernardini (2012) publicado no início do volume, passando pelos artigos em jornais de circulação nacional de Patricia Perterle (2012), Antonio Gonçalves Filho (2012), Mario Bresiguello (2012), dentre outros, até as considerações aos méritos da tradução realizadas pelo padre Francesco Spartaco Ciccotti (2012) e publicadas no número 55 de seus boletins do Instituto Brasileiro Estudos Manzonianos. Apresentar os aspectos paratextuais (GENETTE, 2009) dessa publicação, comparando-a com as edições das traduções anteriores, bem como considerar a recepção crítica logo após o lançamento são os objetivos dessa proposta de comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Tradução, Paratextos Editoriais, Fortuna Crítica, Alessandro Manzoni Francisco Degani

REFERÊNCIAS:

BRESIGHELLO, M. “Os noivos – incluindo a História da coluna infame”. In Guia Folha da Folha de S. Paulo. São Paulo: 26 de maio de 2012. p. 17.

GENETTE, G. Paratextos Editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GONÇALVES FILHO, Antonio. “O marco zero do romance histórico”. In O Estado de S. Paulo. São Paulo: 30 de março de 2012.

MANZONI, A. Os noivos: Incluindo a História da Coluna Infame. São Paulo: Nova Alexandria, 2012. Tradução de Francisco Degani.

PETERLE, Patricia. “Entre o real e o ideal”. In Rascunho. Curitiba, no 146, junho de 2012 Instituto Brasileiro Estudos Manzonianos. São Paulo: 2012, no 55.