Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A máquina do tempo: proposta de valorização da cultura itálica de Colombo/PR e do talian como língua de herança

Mara Francieli Motin (doutoranda UFPR)
Diego Gabardo (especialista PUC-PR)

A presente comunicação aborda a produção da história em quadrinhos (HQ) “A máquina do tempo”, criada com o intuito de sensibilizar a comunidade de Colombo-PR sobre a sua história e cultura. Este município é marcado pela imigração italiana e traz elementos identificadores de uma cultura itálica (BASSETTI, 2019), como as famílias numerosas, a gastronomia, a religiosidade e o Talian. Tendo como base o conceito de língua de herança (ORTALE, 2016) e pensando a cultura como uma jaula flexível (GINZBURG, 2006), a HQ teve como objetivo abarcar esses elementos como parte do cotidiano da comunidade, sendo ela descendente ou não de italianos. Nas discussões sobre etnicidade, Poutignat e Streiff-Fenart (2011) ressaltam que este momento contemporâneo não deve ser analisado com base em uma herança tradicional, mas sim em reposta às necessidades do hoje. A partir desta reflexão, percebemos que existe um esmaecimento da cultura dos fundadores de Colombo e faltam políticas de incentivo por parte do poder público local, embora seja considerada a maior colônia italiana do Paraná. Neste contexto, a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, entidade cultural dessa cidade, criada em 2001, organizou este material para valorização, não-esquecimento e até mesmo construção desta cultura de herança com e para as novas gerações. Essa iniciativa faz parte de uma interpretação do que se sucedeu no passado, com uma produção historiográfica marcada por um lugar, uma prática e uma escrita (CERTEAU, 2017). Mesmo sabendo da particularidade dessa escrita, tivemos o cuidado de lembrar que Colombo atualmente é composta por um mosaico multiétnico.

PALAVRAS-CHAVE: cultura itálica, língua de herança, Talian, Colombo/PR, Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia

REFERÊNCIAS:

BASSETTI, P. Despertemos, Itálicos! Manifesto para um futuro “glocal”. Rio de Janeiro: Editora Comunità, 2019.

CERTEAU, M. A Escrita da História. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.

ORTALE, F. L. A formação de uma professora de italiano como Língua de Herança: O Pós-Método como caminho para uma prática docente de autoria. Tese (Livre docência). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. Teorias de etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: UNESP, 1998.