Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

O lugar da palavra: história, política, sociedade em tradução

PROPONENTES:

Aislan Camargo Maciera (USP) - aislan@usp.br

Aline Fogaça dos Santos Reis e Silva (UFRGS) - alinefogacareis@gmail.com

Gesualdo Maffia (ICIB) - gesualdo.maffia@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

SUA VIDA COM BENITO: PUBLICIDADE E RECEPÇÃO DAS MEMÓRIAS DE RAQUEL MUSSOLINI E OUTRAS TRADUÇÕES DA EDITORA IPÊ

Leonardo Rossi Bianconi (doutorando UFSC)

Em 15 de fevereiro de 1949 o suplemento literário “Autores e Livros”, do jornal A  manhã do Rio de Janeiro, publicou uma longa resenha da tradução das memórias de  Raquel Mussolini, intitulada Minha vida com Benito, publicada em 1948 pela editora  Instituto Progresso Editorial (IPÊ), integrando a Coleção Meridiano, que propunha uma  seleção de livros para a formação de uma biblioteca de documentos históricos. Essa  coleção traz ainda obras como a de Carmine Senise, chefe da polícia de Mussolini; as memórias de Dino Alfieri, embaixador italiano na Alemanha que organizou o encontro  entre Hitler e Mussolini; entre outros. Esta comunicação pretende discutir essas traduções, principalmente a de Raquel Mussolini, enquanto textos integrantes do objetivo “de atenuar as especificidades do fascismo em relação a outras ideologias” (DEMATTEIS, 2019) através de um léxico específico, construído por um sistema narrativo, que contribuiu para a banalização do fascismo e de su uso político, do imediato pós-guerra aos dias de hoje (FRANZINELLI, 2009). Pretendemos, ainda, problematizar a participação de dissidentes do regime fascista na editora IPÊ, como o caso de Francesco Malgeri e Luigi  Federzoni (NEVES, 2011).

PALAVRAS-CHAVE: Raquel Mussolini, Literatura Italiana, Fascismo, Editora IPÊ

REFERÊNCIAS:

DEMATTEIS, Bianca Maria. La banalizzazione del fascismo nell’Italia del dopoguerra. In Passés Futurs, n. 5, jun. 2019. Disponível em: https://www.politika.io/en/notice/banalizzazione-del-fascismo-nellitalia-deldopoguerra#1. Acesso em: 27 jun. 2021.

FRANZINELLI, Mimmo. Mussolini revisionato e pronto per l’uso. In: DEL BOCA, Angelo (a cura di). La storia negata. Il revisionismo e il suo uso politico. Vicenza: Neri Pozza, 2009, p. 203-235.

MUSSOLINI, Raquel. Minha vida com Benito. Tradução: Dina de Mattei. São Paulo: IPÊ, 1948.

NEVES, Juliana. São Paulo no segundo pós-guerra: imprensa, mercado editorial e o campo da cultura na cidade. Revista brasileira de Ciências Sociais - SciELO. 26 (75), fev. 2011. Disponível em: www.scielo.br/j/rbcsoc/a/fdRMmS9YV7KVJgKbPMJ8Gmg/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2021