Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

O lugar da palavra: história, política, sociedade em tradução

PROPONENTES:

Aislan Camargo Maciera (USP) - aislan@usp.br

Aline Fogaça dos Santos Reis e Silva (UFRGS) - alinefogacareis@gmail.com

Gesualdo Maffia (ICIB) - gesualdo.maffia@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

“COME CREDETE SI DEBBA COMMEMORARE DANTE?”: AS HOMENAGENS AO SUMO POETA NAS PÁGINAS DO IL PASQUINO COLONIALE

Fernanda Suely Muller (docente UFC)

Publicado em São Paulo aproximadamente entre  os anos de 1909 e 1941, o semanário humorístico ilustrado Il Pasquino Coloniale integra a vasta coleção de títulos (pelo menos 170 identificados entre 1880 e 1920, segundo TRENTO, 1988) produzidos por/para imigrantes italianos que se estabeleciam no Brasil no início do século XX. Bem como aponta GALOTTA (2006), Il Pasquino Coloniale teve, como um dos seus méritos principais, aquele de conseguir ser uma das publicações ítalo-brasileiras mais longevas desse período e, figurando entre outras publicações importantes voltadas para o mesmo público como os diários a Fanfulla, La Tribuna Italiana, Il Secolo, Avanti! e Corriere D’Italia (apenas para citar alguns títulos), uma leitura atenta de suas páginas pode nos ajudar a traçar um panorama importante do imigrante italiano recém estabelecido no país, na medida na qual reflete não somente suas ideias, anseios e aspirações em relação à nova pátria mas remete, ainda, ao imaginário e rememorações da própria terra natal. Em 1921, por ocasião das comemorações do VI Centenário de Morte de Dante Alighieri, o periódico em tela veicula, de forma muito particular, homenagens póstumas ao sumo poeta. Sendo assim, através desse pequeno recorte, neste trabalho pretendemos verificar qual era a “ideia de Dante” do público leitor ítalo-brasileiro no século passado e, ulteriormente, procurar identificar se o modelo de “cânone”, em relação ao legado do escritor florentino, também se manteve naquele momento.

PALAVRAS-CHAVE: Imprensa Periódica Literária, Il Pasquino Coloniale, Imigração Italiana no Brasil Século XX

REFERÊNCIAS:

GALOTTA, Brás Ciro. São Paulo aprende a rir, a imprensa humorística entre 1839-1876. 2006. 320 f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

TRENTO, Angelo. Do Outro lado do Atla?ntico: um se?culo de imigrac?a?o italiana no Brasil. Sa?o Paulo: Istituto Italiano di Cultura/Nobel, 1988.