Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

FÁBULAS EM LÍNGUA ITALIANA PARA CRIANÇAS

Aline Paschoal (EaD-UFES)

O ensino da língua italiana na escola básica apresenta sempre grandes dificuldades para os docentes, que precisam enfrentar a falta de espaço e valorização. Com a pandemia de Covid-19, essas dificuldades aumentaram, já que se tornou indispensável a colaboração dos pais e a relação entre escola e família, que nem sempre ocorrem como seria desejável. Raramente, se considera, por exemplo, o papel que poderia ter a língua italiana como uma das línguas românicas (CHAGAS, 2012; FARACO, 2005; ILARI, 2004). Além disso, a escola não prevê uma reflexão consciente sobre a origem comum dessas línguas e sua relação com o latim, que poderia contribuir na formação das crianças. Existe muito material sobre esses temas, mas raramente é suficientemente lúdico e adequado para as crianças. Como manter, então, a ludicidade dos conteúdos para os anos iniciais do percurso escolar? Como estimular as crianças para que mantenham sua motivação?

A ideia de apresentar fábulas em língua italiana para crianças busca dar forma e consistência a essas perguntas. A experiência realizada, que une o verbal às ilustrações em atividades que incentivam a interação, evidencia um aumento da competência receptiva e produtiva em língua italiana, melhorando também a competência das crianças em português e permitindo, além disso, comparações com o espanhol, graças às similaridades entre as três línguas.

PALAVRAS-CHAVE: Italiano, Didática, Fábula, Histórias, Ilustrações

REFERÊNCIAS:

CHAGAS, Paulo. “A mudança linguística”. In: FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguística histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. 2ª Ed. São Paulo: Parábola, 2005.

ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 2004.