Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Interferências do Português Brasileiro no Talian paranaense

Luciana Lanhi Balthazar (docente UFPR)

O Talian é uma língua de herança (ORTALE, 2016) falada, sobretudo, em cidades brasileiras com presença de descendentes de italianos. O contato linguístico entre o Português Brasileiro (PB) e o Talian no planalto curitibano é o foco da presente comunicação, proveniente de um recorte do artigo de Loregian-Penkal e Balthazar (2021). A análise foi realizada com as entrevistas sociolinguísticas do banco de dados do grupo de pesquisa Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP) e envolveu 8 informantes: 4 de Santa Felicidade (bairro de Curitiba) e 04 de Colombo (cidade limítrofe de Curitiba). Em relação à faixa etária, 04 informantes têm de 60 a 70 anos e os outros 04 têm 85 anos ou mais. Para essa comunicação serão apresentados apenas os dados das análises referentes às interferências do PB no Talian a nível lexical e morfossintático. Os resultados da pesquisa apontam que existe nas falas em Talian das duas comunidades pesquisadas forte influência do PB, sobretudo a nível lexical. Entretanto, mesmo a nível sintático foram encontradas influências do PB no Talian de Santa Felicidade e de Colombo. Durante a comunicação serão apresentados alguns exemplos das transcrições feitas pelas pesquisadoras que compravam tais interferências nesses dois níveis de análise. Tal fenômeno era já esperado por entendermos que o contato linguístico é algo perfeitamente normal entre línguas que coexistem em um mesmo território.

PALAVRAS-CHAVE: Talian, interferência, Português Brasileiro, CEVEP

REFERÊNCIAS:

ORTALE, Fernanda Landucci. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o pós-método como caminho para uma prática docente de autoria. Livre-docência – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

LOREGIAN-PENKAL, Loremi; BALTHAZAR, Luciana Lanhi. Contato linguístico Português Brasileiro-Talian em Santa Felicidade (Curitiba) e Colombo, Paraná. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 11, n. 33, p. 1 - 39, maio 2021.