Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Contribuição italiana para a formação do campo literário, artístico-cultural de Londrina e região

Marcia Rorato (docente UEL)

Pretende-se com essa comunicação apresentar os resultados alcançados com a execução do projeto Presença italiana na literatura e outras artes da Pequena Londres e cidades vizinhas (1970-2017), que deu continuidade às pesquisas iniciadas pelo projeto Cultivos literários dos italianos e seus descendentes na "Terra Rossa" de Londrina e região (1930-1970), cujo objetivo foi realizar um levantamento das produções literárias e artísticas em geral, desenvolvidas pelos italianos e seus descendentes em Londrina e região, desde 1930 até os dias de hoje. As obras foram analisadas à luz dos estudos identitários, a fim de verificar de que forma contribuíram para o registro da presença italiana na cidade de Londrina e região, entre o período delimitado pela pesquisa. Segundo Núncia Santoro (CONSTANTINO, 2002, p. 1), a identidade é uma construção cultural que se desenvolve em um determinado período histórico como resultado do diálogo com a cultura predominante. Os conteúdos dos textos retratam eventos de relevância histórica e de memória social, ligados não só à comunidade italiana e às suas instituições representativas, como à própria história da cidade. De acordo com Burke, a definição da identidade cultural dos grupos se desenvolve somente ao se estabelecer alguma ligação com outros grupos (BURKE, 1995, p. 105). É como uma reação ao contato com a outra cultura e uma rejeição aos seus costumes e depende, sobretudo, de “estereótipos do self e também de estereótipos dos outros, [...], exagerando qualquer aspecto que faz uma comunidade ser diferente da outra” (BURKE, 1995, p. 91).

PALAVRAS-CHAVE: Identidade, Memória, Artes, Italianos, Londrina

REFERÊNCIAS:

BURKE, P. Língua e identidade no início da Itália moderna. In: ______. A arte da conversação. Tradução de Alvaro L. Hattner. São Paulo: Ed. da UNESP, 1995.

CONSTANTINO, N. S. de. Italiani a Porto Alegre: l’invenzione di una identità. Milano: Fondazione Giovanni Agnelli, 2002.