Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Os dialetos italianos na demarcação de fronteiras identitárias nos periódicos Il Pasquino Coloniale e Il Moscone (1911-1930)

Rafael Cesar Cabral Scabin (doutorando USP)

A comunicação analisa como os dois principais periódicos humorísticos ítalo-paulistanos representam os dialetos peninsulares e sua presença na colônia italiana de São Paulo. “As questões de identidade são fundamentalmente questões de linguagem” (DUBAR, 2009, p. 237), uma vez que a demarcação de fronteiras identitárias é um ato de classificação realizado linguisticamente. Paralelamente, a utilização de uma determinada língua pode ser um dos critérios de demarcação de identidade. A partir dessa relação dupla entre língua e identidade, procura-se identificar os sentidos discursivos que as revistas atribuem aos dialetos italianos. Mesmo sem dispormos de dados sociolinguísticos pormenorizados sobre a colônia ítalo-paulistana, é possível afirmar que a dialetofonia era bastante difundida, possivelmente predominante, quando examinamos a realidade linguística na Itália da época (VEDOVELLI, 2011, p. 327-343). Entretanto, quando relacionado ao problema da identidade, é necessário ir além de uma oposição binária entre italiano e dialeto. Os sentidos atribuídos aos dialetos dependem de contextos enunciativos específicos, da relação com uma determinada alteridade (os brasileiros, por exemplo) ou do gênero discursivo em questão, ligado a um determinado campo (humor, periodismo). Dessa forma, a metodologia adotada na leitura desse corpus é uma análise discursiva dialógica, que focaliza o texto a partir da interação comunicativa da qual faz parte (VOLÓCHINOV, 2017).

PALAVRAS-CHAVE: dialetos italianos, identidade, imigração italiana, imprensa ítalo-paulistana

REFERÊNCIAS:

DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Edusp, 2009.

VEDOVELLI, M. (Org.). Storia linguistica dell'emigrazione italiana nel mondo. Roma: Carocci Editore, 2011.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.