Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Aspectos da cultura de herança em um curso de formação linguística e pedagógica para professores de italiano em contexto público

Maria Eugenia Savietto (doutoranda USP)

Relataremos os desafios e as possibilidades encontradas ao trabalharmos língua, cultura e didática simultaneamente, respeitando e considerando os aspectos culturais de herança a partir da experiência com a formação de professores de italiano em Jundiaí - SP. Serão apresentados o curso de formação oferecido aos professores da rede municipal em parceria com o Consulado Italiano de São Paulo e exemplos de projetos e atividades bem-sucedidos. O curso teve como base a pedagogia Pós-Método (Kumaravadivelu, 2006) priorizando estimular a autonomia dos professores (Freire, 1996), a fim de promover a reflexão crítica sobre a prática (Schön, 1997; Alarcão, 1996). Procuramos dar oportunidades para que os professores vivenciassem situações de aprendizagem, podendo continuamente, de acordo com seus resultados e relevância social, modificá-las, ampliá-las e agregá-las às suas práticas pedagógicas, por meio de propostas pedagógicas crítico-reflexivas para que os aprendizes pudessem se reconhecer como cidadãos que se relacionam em contextos reais de aprendizagens significativas, percebendo os importantes valores de nossa cultura ao confrontarem-se também com a cultura estrangeira, a cultura de herança. Entendemos que o ensino e a formação de professores de língua de herança (Ortale, 2016; Fornasier, 2018; Corrias, 2019) apresentam especificidades que os diferenciam do ensino e da formação de professores de línguas estrangeiras no que diz respeito aos processos de planejamento do curso, escolha ou elaboração de materiais didáticos, pois devemos considerar as representações dos discentes e docentes em formação em relação à língua que aprendem e ensinam e o papel da cultura ítalo-brasileira na comunidade na qual estão inseridos.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores, Língua e Cultura de Herança, Pós Método

REFERÊNCIAS:

ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I (org), Formação reflexiva de professores. Porto:Porto Editora, 1996,p.p. 9- 36.

CORRIAS, Vinicio. Abrindo caminhos para o italiano língua de herança no Brasil: a formação de professores na perspectiva pós-método. 2019. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italianas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

FORNASIER, Rosangela Maria Laurindo. A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva Pós-Método. 2018. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Consultado na 53ª edição – 2016).

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. Mahwah, NJ: Routledge, 2006.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91.

ORTALE, Fernanda Landucci. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o pós-método como caminho para uma prática docente de autoria. Livre-docência – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.