Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Comunidades de prática: o conhecimento compartilhado contribuindo para a manutenção de línguas e culturas de herança

Rosangela Maria Laurindo Fornasier (doutoranda USP)
Marcos Airam Ribeiro e Silva (mestrando USP)

A manutenção de línguas e culturas de herança vem sendo o foco de muitas pesquisas desde 1977, quando, como comenta Cummins (2005), o termo heritage language foi empregado pela primeira vez no Canadá. Desde então, por meio dos esforços de pesquisadores e grupos de pesquisa, trabalhando com os mais diversos idiomas, muito conhecimento foi construído acerca do ensino e aprendizagem de uma língua de herança. Este trabalho propõe a formação de comunidades de prática, conceito desenvolvido por Lave e Wenger (1991), como um recurso eficiente para a manutenção de culturas e línguas de herança. Analisaremos as estratégias adotadas pela família Romano, pertencente à ex-colônia italiana de Pedrinhas Paulista – fundada em 1952 e localizada a sudoeste do Estado de São Paulo – para manter o dialeto regional familiar e as receitas culinárias tradicionais da Região do Vêneto. Serão observadas, ainda, as dificuldades enfrentadas pela família para a transmissão do seu legado cultural aos membros da segunda geração nascida no Brasil. Além disso, buscamos compreender a relação de projetos de preservação de língua e cultura de herança já estabelecidos na cidade com as iniciativas da família Romano.  Como base teórica para essa discussão, utilizaremos as teorias de Ortale (2016) sobre língua de herança, de Wenger (1998) sobre comunidades de prática e de Kumaravadivelu (2003) sobre as macroestratégias da Pedagogia Pós-Método.

PALAVRAS-CHAVE: Língua de Herança; Comunidades de Prática; Pedrinhas Paulista; Identidade; NUCLiH

REFERÊNCIAS:

CUMMINS, J. A Proposal for Action: Strategies for Recognizing Heritage Language Competence as a Learning Resource within the Mainstream Classroom. The Modern Language Journal, v. 89, n. 4, p. 585-592, 2005.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Learning. New York and London: Yale University Press, 2003.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

ORTALE, F. L. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o pós-método como caminho para uma prática docente de autoria. 2016. 163 f. Tese (Livre-Docência em Letras), Língua, Literatura e Cultura Italianas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

WENGER, E. Communities of practice. Learning, Meaning, and Identity. New York: Cambridge University Press, 1998.