Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA(S) E CULTURA(S) DE HERANÇA EM COMUNIDADES DE ORIGEM ITALIANA

PROPONENTES:

Fernanda Ortale (USP) - ortale@usp.br

Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com

Giliola Maggio (USP) - gilimaggio@usp.br

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto (doutoranda USP)

Quando falamos a respeito da imigração italiana no Brasil, embora encontremos a presença de elementos da cultura em família, é comum observar a perda da língua, principalmente pelos mais jovens, causada tanto por repressões políticas já existentes, por decisões conscientes (ou não) tomadas pelos italianos ao chegarem, dentre outros fatores. Diferente desse contexto está inserida a família foco desta pesquisa: Martino, vindo para o Brasil em 1958, aos 28 anos e, cerca de um ano depois, chegava também sua esposa Giulietta. Ambos foram os responsáveis por promover a manutenção da língua e cultura italianas como herança (Ortale, 2016) aos filhos e netos. Ainda hoje o italiano é falado entre os familiares e eles buscam transmiti-lo aos mais jovens. Para eles, essa é a língua “de casa”, “da família”. Este trabalho encontra-se em fase de coleta de dados por meio da metodologia da História Oral (MEIHY, 1996) e, nesta apresentação, traremos um recorte dos dados a fim de analisar algumas das interações familiares. Temos como objetivos compreender de que maneira a herança linguística e cultural italiana se faz presente neste núcleo familiar, bem como mapear as interações intergeracionais que contribuem para a sua preservação e revitalização. As decisões e caminhos que cada indivíduo traça, bem como a forma como age são fatores relevantes para as noções de pertencimento e identidade (Bauman, 2005, p.07). Acreditamos na importância de um olhar mais atento às histórias de vida, para a promoção da preservação de nosso patrimônio histórico, cultural e linguístico (Fornasier, 2018).

PALAVRAS-CHAVE: identidade, língua de herança, contato intergeracional

REFERÊNCIAS:

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

FORNASIER, R. M. L. A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva Pós-Método. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (E)merging strategies for second foreign language teaching. In: TESOL Quarterly 28, p. 27-48, 1994.

HALL, S. Identidade cultural. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina 2000.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

ORTALE, Fernanda Landucci. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o pós-método como caminho para uma prática de autoria. 163 f. Tese (livre docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.